domingo, 20 de outubro de 2013

Projeto: Horta Hidropônica vertical em PVC (Pt 2 – Cultivo)

Depois da espera relativamente longa, chegou a parte dois do projeto da horta! Apesar de parecer um projeto de funcionalidade duvidosa, hoje vocês vão saber os resultados dessa empreitada.


Antes de continuarmos, se você não viu o processo de construção da horta sugiro que veja no post passado clicando aqui.

Demorei cerca de um mês pois fiz questão de aguardar a horta dar resultados para mostrar que o sistema está operante e funcional, afinal não seria legal mostrar as plantas em crescimento e deixar o produto final sem aparecer em vídeo.

Digo-lhes que até onde vi, é uma delícia manejar esse cultivo. Praticamente não há trabalho e você raramente tem de mexer no sistema, o que acaba também com as desculpas de que você “não tem tempo” para cultivar alguma coisa em sua casa.


Espero que tenham gostado. Estou planejando agora uma expansão dramática deste projeto aproveitando as duas paredes laterais deste mesmo local. Segundo meus cálculos, neste pequeno espaço terei capacidade efetiva de quase 180 pés!

Eu não prometo para vocês uma terceira parte do vídeo falando sobre essa expansão, pois será algo que demorará bastante para ser construído e será bastante caro. Mas, um dia vem. Também pretendo começar a utilizar instrumentos como o medidor de PH e o timer para a bomba, caso consiga implementar tais ferramentas farei um vídeo extra para mostrar isso também.

Enfim, como conclusão rápida diria que é um projeto que vale a pena ser feito não somente para começar a produzir alimentos de forma independente, mas também pelo prazer de cultivar alguma coisa e depois vê-la alimentando sua família. Tomara que este vídeo ajude você a sanar suas dúvidas sobre o sistema e o incentive a fazer uma horta hidropônica também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.