domingo, 27 de outubro de 2013

Nova pesquisa explora como um retardador de fogo amplamente utilizado poderia desencadear o cancro

Nova Pesquisa Explora Como Um Retardador De Fogo Amplamente Utilizado Poderia Desencadear O Câncer

No início do ano um estudo mostrou que a perturbação do retardador do fogo bromado TBBPA, que é amplamente utilizado em produtos de consumo, provoca cancro em animais de laboratório. Agora, um novo estudo sugere que o produto químico pode fazê-lo através da interferência com o sistema hormonal e pode estimular a actividade de estrogénio em muito da mesma maneira como o retardador de chama tóxico substituído.

TBBPA foi introduzida como uma alternativa para algumas utilizações de PDBEs, uma classe de retardadores de fogo que foram eliminados devido à evidência de que persistiu no ambiente e interferiu com a hormona de sinalização no corpo. Os novos estudos preocupantes sugerem que fabricantes de produtos químicos pode ter simplesmente trocado um produto químico tóxico para outro que tenha o mesmo efeito biológico.
TBBPA é agora o retardador de chama bromados mais fortemente fabricados no mundo, com uma produção mundial atualmente superando 200 mil toneladas por ano.Ele é rotineiramente usado em placas de circuito eletrônico e em tubos de plástico, peças automotivas e eletrodomésticos, como geladeiras. Como resultado da sua produção e utilização generalizada em produtos de consumo, TBBPA é agora detectável no ambiente, no pó da casa e nas pessoas - incluindo o sangue do cordão umbilical e no leite materno.
Preocupações sobre a segurança de TBBPA cravado quando o Programa Nacional de Toxicologia divulgou um estudo de dois anos que mostrou que induziu câncer uterino agressivo em roedores.
Não se sabe como o produto químico causa câncer em animais ou se ele iria fazê-lo em seres humanos. Mas um novo estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental e do Instituto Nacional do Câncer, pode nos dar uma pista.
Usando uma técnica de imagem chamada cristalografia de raios-x, que pode mostrar como as moléculas interagem em nível atômico, os pesquisadores foram capazes de observar que TBBPA ligado à enzima "estrogênio sulfotransferase" (EST, para abreviar), que desempenha um papel importante na regulação estrogênio sinalização nas pessoas. Este tipo de interacção pode aumentar a actividade do estrogénio, que tem sido ligada na outra pesquisa ao crescimento excessivo do endométrio (o revestimento do útero), e para o cancro. ESTA atividade anormal em si também está associado ao câncer uterino. Estes resultados sugerem como TBBPA pode estar a induzir tumores.
Os investigadores federais também notou que a interação entre o retardante de fogo TBBPA ea enzima EST foi semelhante ao que ocorreu com os retardadores de chama PBDE que foram eliminados.  
Enquanto isso, a produção mundial de TBBPA continuou a subir, uma tendência que provavelmente continuará, e exposição humana também pode subir. É preocupante que uma substância química que agora sabe que pode causar tumores está sendo produzido em maiores quantidades do que qualquer outro retardador de chama bromados. Esses estudos levantam novas questões sobre a segurança do TBBPA e pôr em causa sério, mais uma vez o sistema federal ultrapassada pela regulação produtos químicos tóxicos, o que permite a produção generalizada de substâncias que nunca foram submetidos a testes de segurança adequada.
A história TBBPA é mais uma razão que a legislação para atualizar o desatualizado Toxic Substances Control Act deve prever testes de segurança de produtos químicos novos e existentes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.