domingo, 20 de outubro de 2013

Algumas bactérias podem produzir ouro em instantes

Metal mais “precioso” do mundo pode ser obtido através de uma bactéria, e agora ? 


De acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Mc Master de Hamilton, no Canadá, a bactéria Delftia acidovorans é capaz de solidificar íons de ouro e criar estruturas sólidas semelhantes à pepitas.

A bactéria consegue isso porque elas produzem ouro como defesa, porque o metal que é letal para sua sobrevivência. O ouro produzido pelas bactérias acaba ganhando uma forma não-tóxica para elas. 

Uma bactéria chamada Cupriavidus metallidurans também vive nas mesmas pepitas de ouro, e o metaboliza no interior de suas células, o que também acaba as protegendo contra o metal.


Diferentemente dessas bactérias, a D. acidovorans ejeta uma molécula que precipita os íons de ouro em suspensão na água, criando estruturas sólidas, similares à pepitas. Esse processo leva somente alguns segundos para ser concluído, e ocorre somente quando a bactéria está em temperatura ambiente e em condições de acidez neutra. Segundo os cientistas, isso é uma prova de que microrganismos têm uma importante função no acúmulo e depósito de ouro na origem de pepitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.