segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Vitamina D3 (colecalciferol): A vacina para todas as doenças

A vitamina D é um grupo de pró-hormônios lipossolúveis, as duas formas principais são a vitamina D 2 (ou ergocalciferol) e a vitamina D 3 (ou colecalciferol). A vitamina D obtidos da exposição ao sol, alimentação e suplementos, é biologicamente inerte e deve passar por duas reações de hidroxilação para ser ativado no organismo. Calcitriol é a forma ativa da vitamina D encontrada no corpo. O termo vitamina D também se refere a estes metabolitos e análogos outra dessas substâncias.

Calcitriol tem um papel importante na manutenção de sistemas de órgãos diversos. No entanto, seu papel principal é aumentar o fluxo de cálcio para a corrente sanguínea, promovendo a absorção de cálcio e fósforo dos alimentos no intestino e reabsorção de cálcio nos rins; permitindo a mineralização normal dos ossos e prevenir a tetania hipocalcemia. Também é necessário para o crescimento ósseo e remodelação óssea por osteoblastos e osteoclastos.

Sem suficiente vitamina D, os ossos podem tornar-se fina, frágil, ou disforme. Deficiência pode surgir de uma ingestão inadequada juntamente com a exposição solar inadequada, transtornos que limitam sua absorção, as condições que prejudicam a conversão da vitamina D em metabólitos ativos, tais como distúrbios do fígado ou rins, ou, raramente, por uma série de distúrbios hereditários. Resultados deficiência de vitamina D na mineralização óssea prejudicada e leva a doenças ósseas amolecimento, raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos, e, possivelmente, contribui para a osteoporose. Vitamina D2 foi caracterizado quimicamente em 1932. Em 1936, a estrutura química da vitamina D3 foi estabelecido e resultou da irradiação ultravioleta, de 7-dehidrocolesterol.

Quimicamente, as várias formas de vitamina D são Secoesteróides, ou seja, de esteróides em que uma das ligações nos anéis de esteróides está quebrado. A diferença estrutural entre a vitamina D 2 e vitamina D 3 é em suas cadeias laterais. A cadeia lateral de D 2 contém uma ligação dupla entre os carbonos 22 e 23, e um grupo de metila no carbono 24.


A vitamina D 2 (feita a partir de ergosterol) é produzido por invertebrados, fungos e plantas, em resposta à radiação UV, não é produzido por vertebrados. Pouco se sabe sobre a função biológica da vitamina D 2 em espécies de Vertebrados. Porque ergosterol pode mais eficientemente absorver a radiação ultravioleta que podem danificar o DNA, RNA e proteínas, tem sido sugerido que ergosterol serve como um sistema de protecção solar que protege os organismos da radiação ultravioleta de alta energia prejudicial.

A vitamina D 3 é feita na pele quando 7-dehidrocolesterol reage com luz ultravioleta UVB em comprimentos de onda entre 270-300 nm, com a síntese de pico ocorrem entre 295-297 nm. Estes comprimentos de onda estão presentes na luz solar quando o índice UV for superior a 3. Neste elevação solar, que ocorre diariamente dentro dos trópicos, diariamente durante as estações primavera e verão em regiões temperadas, e quase nunca dentro dos círculos ártico, quantidades adequadas de vitamina D 3 pode ser feita na pele depois de apenas 10-15 minutos de exposição ao sol pelo menos duas vezes por semana no rosto, braços, mãos, costas ou sem protetor solar. No entanto, estação, latitude geográfica, hora do dia, a cobertura de nuvens, cobrir a pele, cor da pele, smog, e protetor solar afetam a absorção de raios UV e síntese de vitamina D. Por exemplo, exposição à luz solar a partir de novembro a fevereiro, em Boston é insuficiente para produzir a síntese de vitamina D significativa na pele. Com maior exposição aos raios UVB, um equilíbrio é atingido na pele, e excesso de vitamina D simplesmente degrada tão rápido como ele é gerado. 

O que é a Vitamina D e para que serve? 

Em termos muito genéricos, a Vitamina D favorece a absorção do cálcio, o que é de extrema importância no fortalecimento dos ossos e dentes. Entre outras coisas, esta vitamina diminui o risco de doenças como o Raquitismo, Osteomalácea, e Osteoporose, por exemplo. Mas não é só! Também diminui o risco de doenças cardíacas, combate as enxaquecas, a tensão pré-menstrual e até ajuda a emagrecer. 

No caso da Esclerose Múltipla, estudos têm verificado que esta reduz o número de lesões cerebrais, entre outras coisas. E como podemos obter Vitamina D? Antes de mais, há que reter uma ideia, a maior parte da população não produz Vitamina D de forma suficiente, uma anomalia que ainda não reúne um consenso no que respeita a causas, fazendo com que a maior parte das pessoas tenham de a encontrar no sol, nos alimentos e em suplementos vitamínicos. 

Contudo, para saber se a produz de forma suficiente ou não, deve falar com o seu médico e pedir-lhe para fazer análises ao sangue de forma a determinar esta situação. No entanto, está comprovado que o sol ajuda na produção de Vitamina D (a qual se produz na pele), portanto 15 – 20 minutos de exposição solar é suficiente para uma boa produção desta. Porém, há que ter em conta que pessoas com uma pele mais branca têm mais facilidade na produção desta Vitamina e por essa razão um período compreendido entre 15 – 20 minutos de exposição solar é suficiente, mas o mesmo já não acontece para pessoas com um tom de pele moreno e por esta razão o período de exposição solar aumenta parauma hora. Contudo, quando este assunto se relaciona com doentes de Esclerose Múltipla, as coisas mudam de figura, pois é certo e sabido que esta doença não tolera o calor, logo a exposição solar não é de todo uma boa ideia. 


Então o que fazer? Antes de mais, é crucial o aconselhamento médico nesta matéria que, certamente, recomendar-vos-á a toma de um suplemento vitamínico numa dosagem maior e controlada, porque um doente com Esclerose Múltipla necessita de doses de Vitamina D maiores, devido à geral insuficiência desta no organismo, assim como a sua produção; e este tratamento requer ainda um acompanhamento regular com análises sanguíneas de forma a avaliar como é que o organismo está a responder. 

No entanto, podemos também encontrar Vitamina D na alimentação em pequenas concentrações. Eis alguns alimentos que podem conter Vitamina D:


Salmão fresco;
Atum fresco;
Sardinha fresca;
Cogumelos;
Gema de ovo;

Estes são apenas alguns exemplos. Deixo-vos agora vídeos muito úteis com informações sobre a Vitamina D dado por especialistas na matéria.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.