terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aspartame: De longe a substância mais perigosa adicionada a maioria dos alimentos de hoje


O Aspartame foi descoberto por acaso em 1965, quando James Schlatter, um químico da GD Searle Company, estava testando uma droga anti-úlcera.

Foi aprovado para produtos secos em 1981 e para bebidas "carbonatadas" em 1983. Foi originalmente aprovado para produtos secos em 26 de Julho de 1974, mas objeções interpostas pelo neuro-cientista e pesquisador Dr. John W. Olney e pelo advogado  de consumidores James Turner em Agosto de 1974, bem como as investigações práticas de pesquisa da GD Searle obrigaram a Food and Drug Administration (FDA) a manter a aprovação do aspartame em espera até 5 de Dezembro 1974 nos EUA. Em 1985, a Monsanto adquiriu GD Searle e separou-a em Searle Pharmaceuticals e The NutraSweet para continuar a desenvolver o Aspartame.

Cerca de 75 por cento das reacções adversas ao Aspartame foram notificados à FDA. Muitas destas reações são muito graves, incluindo convulsões e até morte. Alguns dos 90 sintomas diferentes documentados listados no relatório como sendo causado pelo aspartame incluem:

Dores de cabeça, enxaqueca, tontura, convulsões, náusea, entorpecimento, espasmos musculares, ganho de peso acelerado (obesidade), erupções cutâneas, depressão, fadiga, irritabilidade, taquicardia, insónia, problemas de visão, perda de audição, palpitações cardíacas, dificuldades respiratórias, ataques de ansiedade, fala arrastada, perda paladar, zumbido, vertigem, perda de memória e dor nas articulações. 

De acordo com os médicos e os investigadores que estudam os efeitos adversos do aspartame, as seguintes doenças crónicas podem ser desencadeadas ou agravadas pela ingestão de aspartame:

Tumores cerebrais, esclerose múltipla, epilepsia, síndrome da fadiga crónica  doença de Parkinson, Alzheimer, retardo mental, linfoma, defeitos congénitos, fibromialgia e diabetes.

O aspartame é composto por três produtos químicos: ácido aspártico, fenilalanina, e metanol.  O livro "Prescription for Nutritional Healing", de James e Phyllis Balch, descreve o aspartame sob a categoria de "veneno químico". Como verá, isso é exatamente o que ele é.

Qual a composição do Aspartame?
  • Ácido Aspártico 40%;
Dr. Russell L. Blaylock, professor de neurocirurgia na Faculdade de Medicina da Universidade de Mississipi, publicou recentemente um livro detalhando minuciosamente os danos causados pela ingestão excessiva de ácido aspártico do aspartame. Blaylock faz uso de quase 500 referências científicas para mostrar como o excesso de aminoácidos excitatórios livres, como o ácido aspártico e ácido glutâmico (cerca de 99 por cento de glutamato monossódico ou MSG é o ácido glutâmico) na nossa alimentação, causa sérios distúrbios neurológicos crónicos e uma infinidade de outros sintomas agudos.

Como é que o ácido aspártico e ácido glutâmico causam danos:


Eles actuam como neurotransmissores no cérebro, facilitando a transmissão de informações de neurónio para neurónio. O seu consumo regular, mata certos neurónios e permite o fluxo de excesso de cálcio (que normalmente a maioria sobre por causa do mito do cálcio e derivados de leite) para dentro das células, desencadeando quantidades excessivas de radicais livres, que matam as células. 

O ácido aspártico e o glutamato são referidos como "excitotoxinas". Causam danos nas células pelo excitamento levando à morte das mesmas. 

O ácido aspártico é um aminoácido. Consumido em sua forma livre (não ligado às proteínas), acomula-se no plasma sanguíneo. O excesso desses dois compostos no plasma sanguíneo pouco depois da ingestão de produtos com aspartame ou ácido glutâmico livre (precursor de glutamato), leva a um alto nível instantâneo dos referidos neurotransmissores em certas áreas do cérebro.

A barreira hematoencefálica (BHE), que normalmente protege o cérebro contra o excesso de glutamato e o ácido aspártico, bem como toxinas:

1) não está totalmente desenvolvida durante a infância, 
2) não protege completamente todas as áreas do cérebro, 
3) permite seja danificado por numerosos condições crónicas e agudas, 

O excesso dessas toxinas portanto lentamente começa a destruir os neurónios. A grande maioria (mais de 75%) de células em área específica do cérebro morrem antes que qualquer sintoma clínico de uma doença crónica seja notado. Algumas das muitas doenças crónicas que foram identificadas como sendo agravadas por exposição aos danos de aminoácidos excitatórios incluem:
A esclerose múltipla (MS), doença de Parkinson, ALS Hipoglicemia, a perda de memória, SIDA, problemas hormonais, demência, epilepsia, lesões cerebrais, Alzheimer, distúrbios neuroendócrinos.

O risco para os bebes, crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas com determinados problemas de saúde crónicos são muito grandes. 

Mesmo a Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental (FASEB), que normalmente apoia a FDA, declarou recentemente num comentário que:

"É prudente evitar o uso de suplementos de ácido L-glutâmico por mulheres grávidas, bebés e crianças. A existência de indícios de potenciais respostas endócrinas, ou seja, de cortisol e prolactina, e respostas diferenciais entre homens e mulheres, sugerem uma ligação neuroendócrina e que o consumo do ácido L-glutâmico deve ser evitado por mulheres em idade fértil e pessoas com transtornos afetivos".

O ácido aspártico do aspartame tem os mesmos efeitos sobre o corpo que tem o ácido glutâmico. O mecanismo exato das reações agudas ao excesso dessas toxinas livres, está sendo debatido. Conforme relatado ao FDA, essas reações incluem:

Dores de cabeça, enxaquecas, fadiga, ataques de ansiedade, náusea, problemas de sono, depressão, dores abdominais, problemas de visão, asma e aperto no peito.

Uma queixa comum das pessoas que sofrem do efeito do aspartame é a perda de memória. Ironicamente, em 1987, GD Searle, o fabricante de aspartame, empreendeu uma pesquisa sobre uma droga para combater a perda de memória causada por danos infringidos pelos aminoácido excitatório. DR. Blaylock é um dos muitos cientistas e médicos que estão preocupados com os danos causados pela ingestão de aspartame e MSG.

Alguns dos muitos especialistas que se manifestaram contra o o uso dessas excitotoxinas são: Adrienne Samuels Ph. D. uma psicóloga experimental especializada em projetos de pesquisa, DR. Olney, um professor do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, um neurocientista e pesquisador, e uma das maiores autoridades do mundo em excitotoxinas. 
  • Fenilalanina 50%
Fenilalanina é um aminoácido normalmente encontrados no cérebro. Pessoas com a desordem genética fenilcetonúria (PKU) não podem metabolizar a fenilalanina. Isto conduz a níveis perigosamente elevados de fenilalanina no cérebro (por vezes letal). Tem sido demonstrado que a ingestão do aspartame, especialmente juntamente com os hidratos de carbono, pode levar a níveis excessivos de fenilalanina no cérebro, mesmo em pessoas que não têm PKU.

Isto não é apenas uma teoria, muitas pessoas que consumiram aspartame durante um longo período de tempo e não têm PKU, demonstraram ter níveis excessivos de fenilalanina no sangue. Níveis excessivos de fenilalanina no cérebro, pode provocar a diminuição dos níveis de serotonina, levando a distúrbios emocionais, tais como a depressão. Foi demonstrado em testes com seres humanos que os níveis de fenilalanina no sangue aumentaram significativamente com o consumo regular do aspartame.

Mesmo um único uso do aspartame elevou os níveis de fenilalanina no sangue. No seu depoimento perante o Congresso dos EUA, Dr. Louis J. Elsas demonstrou que altos níveis de fenilalanina no sangue pode levar a que se concentre em partes do cérebro e é especialmente perigoso para crianças e fetos. Ele também mostrou que a fenilalanina é metabolizada muito mais eficientemente pelos roedores do que pelos seres humanos, o que faz com que os testes em ratos não sejam tão reais.

Como Blaylock aponta em seu livro, os primeiros estudos que medem os níveis de fenilalanina no cérebro estão errados. Os investigadores mediram regiões específicas limitadas do cérebro e não todo o cérebro. Aumentos significativos nos níveis de fenilalanina acontecem especificamente no hipotálamo, medula espinhal e áreas de corpo estriado do cérebro. Blaylock continua a salientar que a acumulação excessiva de fenilalanina no cérebro pode causar esquizofrenia.

Portanto, o uso excessivo de longo prazo de aspartame pode dar um impulso às vendas de inibidores da recaptação da serotonina, como Prozac e drogas para controlar a esquizofrenia e convulsões.
  • Metanol 10% 
Metanol ou álcool de madeira é um veneno mortal. É um veneno que tem causado cegueira e até a morte a muitos alcoólatras. Após o consumo do aspartame,  no intestino delgado o encontra a enzima quimotripsina e o metanol é gradualmente libertado.

A absorção de metanol no corpo é acelerado consideravelmente quando metanol livre é ingerido. É também criado a partir de aspartame quando é aquecido acima de 86 graus Fahrenheit (30 graus centígrados). Isto pode ocorrer quando o produto contendo aspartame é armazenado de forma imprópria, ou quando ele é aquecido (por exemplo, como parte de uma receita, como por exemplo a gelatina).

O metanol da origem ao formaldeído dentro do corpo. O formaldeído é uma neurotoxina mortal. Uma avaliação da EPA dos Estados, considerou-o um veneno cumulativo devido à sua baixa taxa de excreção, uma vez que é absorvida quase totalmente. 

O limite de consumocalculado para os primeiros problemas é de 7,8 mg/dia. As bebidas adoçadas com aspartame contém cerca de 56 mg de metanol. Os consumidores regulares de produtos que contem aspartame, consomem tanto quanto 250 mg de metanol diariamente, ou seja, 32 vezes o limite verificado pela EPA. 

Os sintomas de envenenamento por metanol incluem:

Dores de cabeça, zumbidos, tonturas, náuseas, distúrbios gastrintestinais, fraqueza, vertigem, calafrios, lapsos de memória, dormência e dores nas extremidades, distúrbios de comportamento, e neurite. 

Os mais conhecidos problemas de envenenamento por metanol são os problemas de visão, incluindo visão nublada, contração progressiva do campo visual, visão turva, escurecimento da visão, lesão da retina e até cegueira. 

O formaldeído é um conhecido agente cancerígeno, provoca danos na retina, interfere com a replicação do DNA e causa defeitos de nascimento.

Devido à falta de um par de enzimas-chave dos seres humanos em relação aos animais, somos muitas vezes mais sensíveis aos efeitos tóxicos do metanol do que os ratos de testes. Portanto, os testes de aspartame ou metanol em animais não refletem com precisão o perigo para os seres humanos, como salientado pelo Dr. Woodrow C. Monte, diretor do laboratório de ciência dos alimentos e nutrição da Universidade Estadual do Arizona: "Não existem estudos em seres humanos ou em mamíferos de forma a avaliar os possíveis efeitos mutagênicos, teratogênicos ou carcinogênicos da administração crónica de álcool metílico".

Em 1993 um acto que só pode ser descrito como "inconcebível", a FDA aprovou o aspartame como ingrediente em numerosos artigos alimentares que seria sempre aquecido acima de 86 graus F (30 graus C).


Diketopiperazine (DKP)

Alguns autores dizem que DKP é produzido após a ingestão de aspartame. DR. Olney diz que tem certeza se isso é correto, mas é certamente verdade que o DKP é formado também em produtos líquidos contendo aspartame durante o armazenamento prolongado.

DKP é um subproduto do metabolismo do aspartame. DKP tem sido apontado como causa da ocorrência de tumores cerebrais. DR. Olney notou que quando o aspartame se decompõe ​​no intestino, produz um composto que semelhante ao N-nitrosoureia, um poderoso químico causador de tumores cerebrais

Dr. Jacqueline Verrett, toxicologista da FDA em seu depoimento perante o Senado dos EUA, declarou que o DKP também foi identificado como causa de pólipos uterinos e mudanças nos níveis de colesterol no sangue.

P@r Odnanref Osodrac

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.