sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Água vs Refrigerantes


Segundo os especialistas, cerca de 70% do corpo humano é formado por água. Ela é essencial para o transporte de alimentos, de oxigênio e de sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele. 

Por isso é recomendado que um ser humano adulto tome, em média, dois litros e meio de água por dia. Para suprir a sua necessidade diária e por não confiar na qualidade da água do abastecimento público, boa parte da população recorre à água mineral. 

Mas o que é uma água mineral? 

Qual a diferença desse tipo de água para águas comuns, provindas de lençóis freáticos?

Será que o que nos é vendido realmente atende aos padrões mínimos para ser considerado água mineral? 

A pureza da água está relacionada com a ausência de contaminantes na água. Os principais contaminante são Cloro e Flúor (em países de primeiro Mundo tanto Flúor como Cloro estão sendo banidos da água), Metais Pesados, Xenoestrógenos e Compostos Orgânicos. 

Ph entre 9 e 10,é considerado o pH ideal para a água para consumo humano. 

Entenda pH da água

Toda vez que eu ingerir um líquido com pH menor do que o pH do meu organismo, este vai ter que fazer um sacrifício, um buffer para acomodar este pH. O pH tem escala logarítmica. Se eu tomo um líquido com pH de 5 ele é 100x mais ácido (com maior potencial hidrogeniônico) que o sangue. A medida que nós envelhecemos nós vamos nos acidificando. O jovem e o recém nascido são alcalinos. O idoso é ácido. Quanto mais substância ácida nós ingerimos, pior para nós. 

O Câncer para se desenvolver precisa de um ambiente ácido. Um sangue com pH de 7,45 contém 65,9% mais oxigênio que um sangue com pH 7,3. A medida que eu aumento minha alcalinidade no corpo eu aumento minha concentração de oxigênio. Quando o pH cai para abaixo de 7,27, há um aumento de 100x no estímulo na destruição óssea, o que promove Osteoporose. 

Acidose é uma das causas de osteoporose. Quando toma líquidos muito ácidos (refrigerantes por exemplo) cria-se uma situação metabólica no nosso corpo que estimula a perda óssea. O pH é o potencial hidrogeniónico que traduz a acidez, neutralidade ou a alcalinidade da água. A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que:» pH igual a 7,0 indica que a água é neutra;

» pH menor que 7 indica que a água é ácida;
» pH maior que 7 indica que a água é básica. 

A legislação define que o pH da água da torneira deve encontra-se entre 6,5 e 9, de modo a preservar o estado das redes de distribuição.

Posto isto, deixo aqui alguns valores para a vossa consideração e análise.
  • ÁGUA CRUZEIRO………….......6.9
  • ÁGUA CARAMULO………….....6.3
  • ÁGUA SERRA DA ESTRELA…5.8
  • ÁGUA FASTIO…………………..5.8
  • ÁGUA LUSO…………………….5.7
  • ÁGUA CONTINENTE…………...5.7
  • ÁGUA VIMEIRO………………....5.7
Para aqueles que são viciados em refrigerantes e até dão aos seus filhos, eis os valores e as conclusões são vossas.
Fonte: 

2 comentários:

  1. E até os mais "naturais" têm químicos artificiais cancerígenos, como vimos hoje o caso do Compal frutos vermelhos que contém acessulfame k. E ao comprar um, estamos a contribuir para a Liga Portuguesa contra o Cancro, irónico no mínimo.
    Ajude-nos a combater o Cancro dos outros que nós damos-lhe um! devia ser o slogan :)

    ResponderEliminar
  2. Hehehe, isto é gozar com a inteligencia das pessoas...

    ResponderEliminar

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.