segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Primeiro satélite de Angola deve ser lançado em 2015


O Angosat, primeiro satélite de Angola, projeto a cargo de um consórcio russo, deve ser lançado em 2015, anunciou o secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação angolano.

Citado na edição de hoje do diário estatal Jornal de Angola, Alcides Safeca disse que o projeto tem um orçamento de 40 bilhões de kwanzas (cerca de 315 milhões de euros), financiado por um sindicato de bancos russos liderado pelo Ruseximbank e VTB.

O governante intervinha na cerimônia que assinalou o início da construção do Angosat, cuja construção está a cargo de um consórcio russo liderado pela RSC, multinacional apresentada peloJornal de Angola como tendo "larga experiência na produção de satélites e foguetes propulsores em programas internacionais como o Soyuz-Apollo".

"Este satélite é o primeiro e marca a entrada de Angola numa nova era das telecomunicações, o que pressupõe a condução de um programa espacial que inclua, futuramente, o lançamento de satélites subsequentes", referiu Alcides Safeca, coordenador do projeto.

O Angosat terá um período de vida de 15 anos e possui 22 "transponders", dispositivos de comunicação eletrônica, e o projeto inclui a criação de duas estações de rastreio, em Angola e na Rússia.

"Estas estações permitem uma intervenção russa no controle e comando do satélite, sempre que se mostre necessário, enquanto Angola cria autonomia neste domínio", disse Alcides Safeca, acrescentando que o Angosat vai ter uma utilização de 99,2% da capacidade prevista.

O Angosat vai fornecer serviços de suporte às telecomunicações eletrônicas, incluindo a prestação de serviços em banda larga e de televisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.