sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Empresas de alimentos gastam 7,222,500 U$ para bloquear rótulo de OGM


General Mills e outras 30 companhias foram forçadas a encerrar suas contribuições para derrubar um iniciativa de voto em Washington que objetiva rotular alimentos que possuem ingredientes geneticamente modificados (Justin Sullivan/ Getty Images).

Em 5 de Novembro  os eleitores do estado de Washington vão decidir se o estado será ou não o primeiro do país a exigir a rotulagem de organismos geneticamente modificados (OGM). As empresas gastaram milhões para se opor à votação, mas, até recentemente, muitas conseguiram manter suas identidades em segredo.

O grupo Mães para a Rotulagem foi o primeiro a acusar a Associação de Supermercados (AS) de violar as leis de divulgação da campanha de financiamento do Estado. O grupo disse que a AS estava lavando o dinheiro das doações feitas pelas empresas que ela representa, para protegê-las da reação dos consumidores. Um juiz arquivou o caso por uma questão técnica.

Em 16 de Outubro  o Procurador do Estado de Washington, Bob Ferguson, apresentou outro processo. Sua ação funcionou. No dia seguinte da apresentação do processo do estado, a AS divulgou os nomes das 34 marcas de alimentos e bebidas mais conhecidas do país, e as contribuições financeiras feitas por cada uma para a campanha que objetiva derrotar a iniciativa eleitoral 522.

“Na nossa opinião, isso é uma clara violação. É uma violação importante, sobretudo tendo em conta o tamanho e a quantia de dólares que estamos falando”, disse Ferguson em entrevista coletiva em Seattle.

U$ 17 milhões para derrotar a iniciativa

As contribuições para a campanha que objetiva derrotar a I-522 até o momento soma mais de 17 milhões de dólares americanos. As empresas de alimentos contribuíram com mais de 7 milhões de dólares americanos. De acordo como Seattle Times, os adversários da I-522 quebraram o recorde estadual em arrecadar dinheiro contra uma iniciativa do estado.

A lista de empresas, incluindo a PepsiCo, Campbell Soup, General Mills, Kellogg, Hershey, Nestlé EUA e outras, revela diversas marcas que também contribuíram contra a campanha de rotulagem da Califórnia, em 2012.

De acordo com uma diretiva no mural da AS, em Dezembro de 2012, esconder a identidade dos contribuintes à campanha foi uma estratégia para financiar a oposição à I-522, “enquanto blindava as empresas contra ataques por providenciar financiamento”.

Em uma declaração feita em 17 de outubro, a AS disse que sua divulgação voluntaria dos contribuintes visa a criação de eleitores em Washington com “total transparência”. “A AS está tomando essa ação para permitir que a campanha se foque nas questões importantes, relacionadas à proposta da votação da I-522, e para colocar um fim nas distrações desnecessárias e especulações sobre as fontes e os montantes do financiamento”, disse o grupo de comércio.

Veja abaixo a lista de empresas que contribuíram para derrotar a I-522:

Pinnacle Foods Group LLC – $120,846
The J. M. Smucker Company – $241,091
Rich Products Corporation – $24,049
General Mills, Inc. – $598,819
PepsiCo, Inc. $1,620,899
Bunge North America, Inc. $94,993
Bumble Bee Foods, LLC $36,073
Bush Brothers & Company A $16,233
Moody Dunbar, Inc. $1,804
Dean Foods Company $120,245
Kellogg Company$ 221,852
Nestlé USA, Inc. $1,052,743
ConAgra Foods $285,281
Bimbo Bakeries USA $94,693
Welch Foods, Inc. $28,859
Knouse Foods Cooperative, Inc. $14,429
Bruce Foods Corporation $3,006
Abbott Nutrition $127,459
Campbell Soup Company $265,140
Del Monte Foods Company $86,576
Sunny Delight Beverages Company$ 21,043
Shearer’s Foods, Inc. -$ 25,251
Mondelez Global LLC $144,895
Land O’Lakes, Inc. $99,803
The Coca-Cola Company $1,047,332
The Hillshire Brands Company $97,398
The Hershey Company $248,305
Hormel Foods Corporation $52,908
Clement Pappas & Company, Inc. $21,043
McCormick & Company, Inc. $102,208
Ocean Spray Cranberries, Inc. $55,313
Flowers Foods, Inc. $141,288
Cargill, Inc. $98,601
The Clorox Company $12,024

Total U$ 7,222,500

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