sábado, 9 de novembro de 2013

Especialistas suíços não têm dúvidas – Arafat foi envenenado


O diretor do Instituto de Radiofísica de Lausanne, François Bochud, confirmou em entrevista exclusiva à Voz da Rússia que o líder da Autonomia Palestiniana, Yasser Arafat, morreu devido a envenenamento por polônio.

“Realizámos uma série de investigações e encontrámos grande quantidade de chumbo e polônio nos ossos de Arafat. Não é possível ter um alto nível destas substâncias no organismo sem uma intervenção externa. Nós estudámos todas as possíveis causas mas fomos obrigados a abandoná-las”, disse François Bochud.

“Comparámos duas situações: num caso, haveria o envenenamento com chumbo, noutro não. Verificou-se que, partindo da versão de envenenamento, os resultados eram mais lógicos.

A dose de polônio que foi encontrada no corpo de Arafat não tem origem natural, tal quantidade desta substância simplesmente não existe na Natureza.

É verdade que não podemos provar o fato de envenenamento com 100% de certeza. Com as amostras que tínhamos não era fácil trabalhar. Para além disso, já passaram 8 anos desde o momento da morte. Tudo isto complicava a tarefa. Mesmo assim, não temos outras explicações a não ser a de envenenamento.

A alta concentração de chumbo nos ossos também levanta muitas questões. Este aspeto é muito importante. Nós adquirimos polônio artificial e encontrámos nele partículas de chumbo, o que também confirma a versão de envenenamento. Realizámos os mais diversos testes e estudamos todas as versões. O nosso relatório, realizado ao longo de 9 meses, já foi entregue. É pouco provável que possamos encontrar algo de novo.

Para além disso, um laboratório francês e outro russo também fizeram análises. É sempre bom haver várias opiniões, embora a verdade raramente esteja do lado da maioria. Pode acontecer que só um é que esteja certo e que os outros se enganem.

Julgo que os especialistas russos também encontraram uma alta concentração de chumbo e polônio. Agora há que ver as conclusões deles, possivelmente eles explicarão os fatos de outra maneira. Nós tentámos encontrar outras explicações, mas não conseguimos. A que temos é esta”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.