sexta-feira, 15 de novembro de 2013

BATATAS PARA ILUMINAR O MUNDO


Frita, cozida ou assada? Ou seria melhor um purê? Você provavelmente deve gostar de batatas preparadas de alguma dessas formas. Haim Rabinowitch, no entanto, prefere suas batatas gerando luz.

O pesquisador e reitor da Universidade Hebraica de Jerusalém desenvolveu um método de extração de energia elétrica descoberto por Luigi Galvani em 1780. Ao colocar duas placas de metal, alguns fios e uma lâmpada de LED ligados na batata, o mecanismo é capaz de gerar energia suficiente para alimentar uma lâmpada de LED por mais de um mês.

Utilizando uma técnica bastante conhecida, Haim e sua equipe adaptaram seu funcionamento para gerar um nível de energia de baixo custo e suficiente para suprir as necessidades de aldeias e comunidades que não podem contar com energia elétrica.

Basicamente, o mecanismo funciona como uma bateria de material orgânico, na qual são necessárias duas placas de metais, um ânodo, o eletrodo negativo como o zinco, e um cátodo, um eletrodo de carga positiva como o cobre. O ácido do interior da batata forma uma reação química com os materiais inseridos e quando ocorre o fluxo de eléctrons de um material para o outro, a energia é liberada.

Em 1780, a experiência foi feita por Galvani em um sapo, entretanto, outros cientistas repetiram o experimento em diversos materiais, como pilhas de lixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.