sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Nestlé nega patenteamento do leite materno humano


Nestle, em seu site, nega que estão "tentando patentear o leite materno." Eles afirmam: "Temos apresentado patentes para proteger o uso de uma proteína chamada osteoprotegerina em alimentos e concedida em duas patentes nos EUA. Esta proteína específica é encontrada em muitos tipos de leite e podem ser utilizados para ajudar no tratamento de desordens ósseas e regular as respostas imunológicas . " 

Vejamos: Patente # 7.749.960 um dos dois em osteoprotegerina: "A presente invenção refere a osteoprotegerina obtida a partir de fontes de leite, nomeadamente leite humano e bovino." O resto da patente está centrada sobre o leite humano, uma análise Western blot de porções do leite humano, uma análise de RT-PCR de células do leite materno humano, a clonagem da proteína de levedura, e células epiteliais mamárias humanas. Não existe nesta patente, nenhuma menção a uma análise de leite bovino ou Western blot em porções de leite bovino ou análise de PC. 

Nos estudos que conduziram à presente invenção, descobriu-se que, além de sua presença, por exemplo em tecidos ósseos, osteoprotegerina também podem ser encontrados em leite materno humano. Em consequência, durante a amamentação, a mãe está, obviamente, fornecendo ao recém-nascido essa substância bioactiva de uma forma que é capaz de sobreviver ao tracto gastro-intestinal da criança. Disto segue-se que a OPG [osteoprotegerina] produzida pelas células da glândula mamaria é obviamente diferente da OPG isolada de outras fontes porque respeita à sua estabilidade e/ou resistência à degradação. 

Portanto, aqui é uma substância do leite humano, que pode ser utilizado para tratar desordens ósseas. Uma substância para tratar a perda óssea causada por deficiências de cálcio ou hormonais. Se a Nestlé utilizará esta substância ou uma versão geneticamente clonado, ou outra proteína bovina é desconhecida. A crença médica padrão no que se refere ao leite humano é que contém cura parprematuros deficientes em cálcio. Existe uma substância no leite humano que cura a perda óssea provocada por deficiência de cálcio ou hormonal e que resiste à degradação no tracto gastrointestinal do lactente. Interessante, mas será que já há estudos sobre a necessidade de suplementação de prematuros em relação ao cálcio. Eu gostaria de ver a pesquisa feita sobre como essas vitaminas sintéticas e minerais adicionados ao leite humano melhoraram-na. Ou será que essas substâncias sintéticas anulam os efeitos benéficos de leite humano? Duvido que essas perguntas serão feitas. 

Nestlé tem essas duas patentes em osteoprotegerina e suponho que vamos continuar a debater sobre o que eles realmente estão patenteando - leites humanos ou bovinos. Mas eles têm mais patentes sobre vários componentes do leite humano. 

Por exemplo, a patente # 8394370, intitulado "fórmula nutricional para função de barreira intestinal ideal - Leite Humano Oligosaccharide como Sialyllactose. 

Ou patente # 8524658, intitulado "A lactoferrina, saúde e desenvolvimento em cérebro de crianças." A fonte para esta patente é um leite ou soro de leite retirado de: bovino, humano, cabra, camelo, cavalo ou burro. E afirmam que o colostro pode ser utilizado. Na verdade o colostro humano tem uma concentração relativamente elevada de lactoferrina seguido do leite de vaca. 

Patente # 7230078, intitulado "receptor toll-like Solúvel". Esta patente afirma: "A presente invenção baseia-se na descoberta surpreendente de um componente molecular do leite materno humano, polipéptidos solúveis, as sequências de nucleótidos que codificam para os polipéptidos, anticorpos que se ligam selectivamente aos sistemas de expressão de polipeptídeos e adequados para a produção do polipeptídeo. A presente invenção pode ser obtido a partir de leite humano, especialmente durante os primeiros estágios de lactação." 

E podemos encontrar varios outros exemplos que mostram que o objetivo é usar a tecnologiavançada para transformar recursos intocaveis em produtos a serem comercializados e longe dos desfavorecidos. 

a minha pergunta é inevitavelmente esta:

Se existe essa tecnologia biomédica de tal formavançada, porque continuam o morrer milhares de crianças nos países ditos subdesenvolvidos por falta de uma simples desnutrição ou cólera ou outras doenças que parecem banais quando a conversa é sobre avanços na pesquisa médica?

Fonte: http://www.epochtimes.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.