segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A deterioração democrática torna-se alerta para a UE


França ameaça expulsar os ciganos que vivem no seu território. Neonazistas assassinado na Grécia.Croácia manobra para salvar a extradição criminosa e corrupção na Espanha corre todas as instituições. Europa é cada vez mais preocupante episódios de emergente entendimento comum: a democracia está longe de ser garantido. conclusão retumbante é a primeira análise séria é realizada na União Europeia sobre a qualidade da democracia. 

O relatório, visto por este jornal e será apresentado na quinta-feira em Londres, revela reveses significativos na luta contra a corrupção, o respeito pelas minorias e dos direitos humanos. Valores que são a essência do projeto da comunidade. Esses lapsos na implementação da democracia foram associados, até recentemente, recém-chegados ao projeto da comunidade, dos 12 países que aderiram em 2004 (além de Croácia, que juntou este ano). Mas o trabalho de Demos, uma casa britânica de renome tem pesquisado análise encomendada pelo grupo social-democrata no Parlamento Europeu, contém numerosas indicações de que a maré atingiu as velhas democracias. 

Aumento de ataques a imigrantes, e os maior rejeição agora declarando que os cidadãos tenham os muçulmanos como vizinhos no documento citado como preocupantes sinais vindos da Alemanha, comparáveis ​​aos emitidos pelo Eurosceptic partido radicalização UKIP no Reino Unido. problemas também afetam outros dois grandes fundadores projecto comunitário. O trabalho inclui as "políticas controversas sobre a liberdade religiosa" na França, assim como episódios de "corrupção, crime organizado e controle dos meios de comunicação" na Itália. 


"A democracia deve ser avaliado constantemente. Mesmo muito fortes países democráticos enfrentam grandes desafios. Os dados deste relatório mostram que a democracia não pode ser tida como certa, pode ser dito para ser ameaçada ", alerta Jonathan Birdwell, um dos líderes do projeto, Democracia precisamente intitulado na Europa já não pode ser tomada como garantida. Uma das descobertas mais surpreendentes é remover a associação direta entre a crise econômica e a deterioração da democracia. Porque os indicadores, basicamente cobrindo o período 2000-2008, embora alguns chegam até 2012, e começou a cair antes de 2008, quando a Europa ainda vivia no boom instalado. Uma situação que é agravada em recessão. Esta involução especialista ligado à falta de respostas políticas ao fenômeno da globalização, que revolucionou as sociedades europeias.Ele adverte que os dados mais recentes, relativos a 2013, pode produzir resultados piores. 's estudo reafirma anteriores bandeiras Demos lançadas pelo Parlamento Europeu e pela Comissão. 

O primeiro relatório combina diversas 22 indicadores agrupados em cinco áreas relacionadas com a democracia: os processos democráticos (incluindo a corrupção, que drena a cada ano 1% do PIB europeu, de acordo com Demos atribuídas à Comissão Europeia), direitos respeito fundamental para as minorias, a cidadania activa e de capital social e política. os dados, a partir de várias fontes oficiais ou organizações sociais, mostram que a maioria dos valores foram consolidados ao longo da década de noventa começaram a recuar. "Nós não estamos apenas falando sobre a crise do euro e sua gestão. 's um processo que afeta os fundamentos do modelo social europeu. estava pegando uma imagem das grandes potências políticas subordinadas a "musas Juan Fernando Lopez Aguilar MEP Espanhol social que preside a Comissão das Liberdades do Parlamento Europeu. Embora os perigos executado em todo o espaço comunitário, o estudo identifica na Grécia e na Hungria, a deterioração dos pilares democráticos. 


O surgimento da Aurora partido neo-nazista de Ouro no Parlamento e com o aumento da direita autoritária na Hungria aparecem como riscos imediatos. López Aguilar lança uma crítica em relação aos principais partidos: "A extrema direita está mobilizada, é hiperativo, agressivo e está extremamente empenhada em eleitores. partidos da maioria, infelizmente, tem um perfil mais baixo, como se a defesa da democracia foi uma batalha que não tem mais para dar. " Além de expor a gravidade do problema, o documento fornece possíveis soluções que resumidas em um papel mais activo da Comissão Europeia para monitorar a democracia dentro de suas fronteiras. "Há ainda alguns mecanismos disponíveis para a UE para garantir que os Estados-Membros não regredir e tornar-se menos democrático, uma vez que entraram", diz ele. 

Este é precisamente o principal desafio. Porque os países são suspeitos que Bruxelas examinará se eles estão respeitando o Estado de Direito. "Para evitar o risco de politização propor que uma agência independente para avaliar a conformidade em um objetivo e rigoroso com os valores democráticos", sugere o trabalho do autor.Espanha vai relativamente ruim fora na pontuação Europeia democracia, exceto em tolerância em relação às minorias. O pior resultado é obtido no registo de estabilidade política e ausência de violência, que só perde para a Roménia e Grécia, embora o estudo estava relacionado com o terrorismo da ETA. sobre os direitos fundamentais, Espanha rendimentos, juntamente com a Hungria, a maior queda em qualificação europeia no período 1999-2011. Em geral, os países nórdicos liderar a classificação democrática e incluir as mais recentes adições à fila. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.