terça-feira, 17 de setembro de 2013

VATICANO QUER UNIÃO TOTAL COM EVANGÉLICOS

Novo secretário de Estado do Vaticano, fez alguns comentários em uma entrevista a um jornal venezuelano, no início desta semana que chocou a muitos.

Entrevista no Jornal Venezuelano Aqui

Dom Pietro Parolin, a quem o papa Francis nomeou em 31 de agosto, afirma que uma das intenções é A UNIDADE TOTAL DO CRISTIANISMO, e disse que até mesmo a questão do celibato sacerdotal está aberto à discussão .

"Não é um dogma da igreja e pode ser discutida , porque é uma tradição da igreja " , acrescentando que o abandono da tradição do celibato não traz muitas mudanças de pensamento .

"Nós não podemos simplesmente dizer que é parte do passado ", disse ele .

"É um grande desafio para o Papa, porque Ele é o Único com o Ministério de Unidade e de todas essas decisões devem ser tomadas pensando na Unidade Total da Igreja e não sobre a sua divisão. "

"Portanto, podemos falar, refletir sobre estes temas que não são definitivos, e podemos pensar em algumas modificações, mas sempre com a consideração da Unidade, e tudo de acordo com a vontade de Deus . Ele não é sobre o que eu gostaria, mas o que Deus quer para a Sua Igreja. "

Isto é significativo, porque os padres foram convidados a se abster de sexo durante séculos :

    "Ainda não está claro exatamente quando o celibato tornou-se obrigatório para os sacerdotes , remonta a 304 dC, quando Canon 33 do Concílio de Elvira afirmou que todos os bispos , presbíteros e diáconos e todos os outros clérigos ' devem ' abster-se completamente de suas esposas e não ter filhos . " A decisão definitiva foi proferida no Concílio de Latrão, de 1139, que determinou que os padres eram proibidos de se casar. "

Explicação histórica do celibato católico por uma universidade

Cânone 277 da Igreja Católica, que aborda o assunto.

Vários estudos tem sido feitos pelo Vaticano, de como poderia funcionar a integração com igrejas evangélicas, e o melhor caminho apontado até agora, tem sido similar de ordenações e congregações católicas.

Assim como existem os Agostinianos‎, Franciscanos‎ e Claretianos‎, poderia tranquilamente haver as ordenações dos Luteranos, Presbiterianos, Anglicanos, Assembleianos, etc...

Igualmente,  assim como existem os Lazaristas‎, Trapistas‎ e Maristas, poderia haver os Batistas. 

Da mesma for que existe a Ordem dos Clérigos Regulares, poderia haver a Ordem dos Quadrangulares.

A igreja evangélica continuaria exatamente como é agora, apenas com o detalhe, de que a convenção local funcionaria como uma ordem do Vaticano, o que daria o direito da Convenção evangélica de eleger cardeais representantes em Roma, ou até mesmo um Papa! 

A Igreja Luterana já deixou explicado, que a intenção de Lutero nunca foi criar sua própria igreja, mas reformar a única existente para uma nova espiritualidade.
Essa afirmação pode ser massivamente comprovada por toda literatura luterana.

"In other words, while Luther the reformer never intended to start a new church, from the beginning he did intend to establish a new spirituality. "
Livro Harvesting Martin Luther's Reflections on Theology, Ethics, and the Church, do autor Timothy J. Wengert, pág 244. Publicação de 2004 da editora oficial luterana, Lutheran Quarterly Books

"Luther never intented to found a new Church, rather he wished to restore the original Church, which had benn perverted by the Roman papacy."
Livro A History of Modern Germany: The Reformation, do autor Hajo Holborn, pág 185, Livro de história com publicação em 1982, pela Princeton University Press.

Embora possa parecer desagradável ter a convenção evangélica mandando dinheiro para o Vaticano, a longo prazo a relação pode ser extremamente benéfica, pois através da influência política em Roma, a convenção evangélica pode acessar dinheiro do caixa católico para os seus projetos, sem falar no apoio direto de uma grande infraestrutura católica apoiando as operações. 

Claro, tudo isso vem numa linha de comentários sobre "a nova democracia" que deseja o Papa Francis.

Francis, tem sido amplamente visto como trazendo uma visão nova para o Vaticano, e é infinitamente mais liberal que o Concilio Vaticano II.

Publicado em 2012 o livro do Papa, "Sobre el Cielo y la Tierra", em uma entrevista, Francis afirma ser favorável ao casamento opcional de sacerdotes.

Papa defendendo o casamento de padres, em seu livro "Sobre el Cielo y la Tierra", capítulo 7
A entrevista foi divulgada em 2013, no canal católico internacional Aleteia


Mas o que isso tudo significa, é motivo de debate .

O jornal americano National Catolical Reporter afirma que os comentários de Dom Pietro Parolin simplesmente representam  "a linha católico moderado-padrão. " Isto é:

    " ... O celibato sacerdotal é uma disciplina , não é um dogma, e pode, portanto, ser revista, mas , apesar disso, tem valor, e que a Igreja não é uma democracia , mas pode e deve ser mais colegial ."

    " Esses pontos foram feitas muitas vezes por muitas vozes diferentes , e não necessariamente apontar para todas as decisões políticas específicas. Se qualquer coisa, Parolin parece querer moderar as expectativas que Francis irá transformar a igreja em seus ouvidos, destacando o tema da continuidade. "

Entrevista de Pietro Parolin para o National Catolical Reporter

CONCLUSÕES:

O que os gays tem a haver com isso?

As ONGs de defesa dos direitos dos gays são grupos que foram artificialmente criados, e que servem para unir as frentes religiosas na luta contra contra um "inimigo comum", e alugar a cabeça dos fiéis.

Poderíamos compará-los com Emmanuel Goldstein e sua relação com IngSoc no livro "1984", ou com Bin Laden e o exército americano, no 11 de setembro. 

Eu não me assustaria, se descobrirmos no futuro, que as igrejas estão financiando tais grupos secretamente. 

Se eles do Vaticano, estão dispostos a rever até mesmo a questão do celibato, agora sim teremos uma união total.

Agora temos os evangélicos indo em direção aos católicos, e o Vaticano em direção aos evangélicos.

Teremos um casamento e um final feliz: Os católicos dirão que os grupos evangélicos se converteram do erro de não reconhecer o Papa, e os evangélicos dirão que a igreja católica se converteu "das práticas erradas". E todas as pirâmides denominacionais cristãs se fundirão na mega-pirâmide do Vaticano.

O evangelicalismo no Brasil nasceu num ambiente puramente anti-católico, vai ser interessante ver como os sacerdotes vão fazer para mudar a mentalidade do povo.  
E parece que os artistas católicos e cantores gospel possuem a resposta certa para "o problema".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.