terça-feira, 24 de setembro de 2013

Corrupção assumida e descarada na FIFA





Mundial de 2022: FIFA admite interesse político na escolha do Qatar 19 Setembro 2013 Surgiu nova polémica sobre a eleição do Qatar como sede do Mundial de 2022.

Após admitir um erro na escolha, por causa das altas temperaturas no verão do país árabe, o presidente Joseph Blatter, reconheceu que a definição dos anfitriões contou com influências Governos europeus, de olho em económicas, teriam direccionado o pleito. “Houve influências políticas directas. governos da Europa recomendaram compatriotas que votassem no Qatar, ligados a este país por fortes interesses”, afirmou Blatter, em declarações publicadas pela revista alemã Die Zeit. 

As declarações de Blatter, porém, podem não passar de um simples ataque ao actual presidente da Uefa, Michel Platini, que deve ser o seu concorrente na reeleição à presidência da Fifa, selecção francesa da ex-jogador o Recentemente, admitiu que votou no Qatar como sede da Copa. Poucos dias antes da eleição, porém, o dirigente da entidade que rege o futebol do Velho Continente foi convidado pelo então presidente da França, Nicolas Sarkozy, para participar de um jantar, oferecido pelo emir do Qatar, o xeque Hamad al-Thani.


Como no jogo do gato e do rato, mas neste patamar vamos denomina-lo, "jogo do bandido", ou seja, cada um vai passando a culpa em forma de batata quente ao outro, como se criticando, apontando o dedo como se dissesse  " a culpa é daquele", mas mas no fundo são farinhas do mesmo lote.

Houve influências políticas diretas. Houve chefes de governo europeu que recomendaram a seus compatriotas que votassem no Catar, porque estão ligados a este país por fortes interesses econômicos – disse Blatter.

De acordo com uma publicação, fez as declarações para atingir o presidente da Uefa, Michel Platini, que poderia disputar a presidência da Fifa em 2015. O ex-jogador francês já havia admitido que tinha votado no Catar, e chegou a comparecer a um jantar organizado pelo então presidente da França, Nicolas Sarkozy, com o atual emir do Catar, o xeque Hamad al-Thani.

Na semana passada, o mandatário da Fifa havia comentado que foi um erro agendar a disputa do Mundial para o verão do país árabe, quando a temperatura pode chegar a 50 graus. O dirigente disse que a ideia da mudança de datas da Copa do Mundo de 2022 será analisada pelo Comitê Executivo da Fifa em outubro.

- Após muitas discussões, deliberações e críticas, cheguei à conclusão de que jogar a Copa do Mundo no verão do Catar simplesmente não é uma coisa responsável a fazer - apesar do fato de que eu sei muito bem que o Catar tem os meios para desenvolver a melhor tecnologia de refrigeração. Foi um erro. É por isso que venho a público e sugiro ao Comitê Executivo da Fifa que reveja e analise as consequências de a Copa do Mundo de 2022 seja disputada no inverno. Em outubro vamos ver se o Comitê concorda com as minhas recomendações para mudar para o inverno – disse Blatter ao site “Insideworldfootball”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.