segunda-feira, 1 de julho de 2013

Snowden e a NSA: Uma história de dormir em pé



Antigo técnico da CIA, Snowden trabalhava desde há quatro anos para a NSA (Agência de Segurança National), de repente decide "ariscar a vida" revelando documentos secretos, em nome da "liberdade" e da "democracia".

Este caso lembra estranhamente o recente caso de Assange, que acabou com revelações mediáticas de factos que todos nós já  conhecíamos.

Como é que é possível acreditar que a mais poderosa agência de informação mundial, a NSA, não consiga seguir o rasto de um dos seus funcionários. Snowden que trabalhava todos os dias nessa agência, inventa uma história de que tinha de realizar um tratamento para a epilepsia em Hong Kong e desaparece sem deixar rasto.

Em Hong Kong, realiza uma entrevista com Glenn Greenwald do jornal "The Guardian", e mesmo assim não conseguem localizar o local ou hotel onde se encontra.

Não conseguem interceptar as comunicações que estabelece com Moscovo para determinar se tem um voo ou não reservado para a Rússia e não o conseguem interceptar no aeroporto antes da sua saída de Hong Kong.

Não, não conseguem. No entanto este funcionário anda a passear-se com quatro computadores portáteis contendo a chave de todo o conhecimento secreto da espionagem mundial.

A NSA consegue localizar um qualquer computador perdido no deserto, mas neste caso não consegue localizá-los, aceder aos dados e pirateá-los.

Entretanto, também não nos explicam como é que esse simples funcionário teve acesso aos dados mais bem guardados e altamente secretos da NSA. Chega ao trabalho, liga o computador, introduz as várias passwords de segurança e grava tudo numa pen. Simples.

A NSA teme que Snowden possa ser alvo de espionagem russa ou chinesa, que poderiam piratear as informações contidas nos quatro computadores. Mas a NSA essa não consegue fazê-lo.

A agência de espionagem mais poderosa do mundo não consegue encontrar um dos seus empregados, quando a sua função é a de descobrir o que faz e onde está qualquer pessoa no mundo. Além disso, sendo uma agência de segurança, não consegue proteger os seus dados dos seus empregados.

Quais são então as revelações secretas bombásticas?
Que a NSA controla triliões de comunicações e de dados pessoais. Incrível, ninguém sabia!
Bom, agora que os mais distraídos sabem, para que é pode bem servir este desvio de atenções que ocultou completamente o resto das informações dos média?

Já não se ouve falar da Síria; a convulsão turca passou para segundo plano; a conivência entre o novo governo egípcio, oriundo da "primavera árabe" e Israel passa despercebida; a eleição de um moderado no Irão é ocultada; a desestabilização da América do Sul esquecida...

Fonte: http://octopedia.blogspot.pt/2013/07/snowden-e-nsa-uma-historia-de-dormir-em.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.