segunda-feira, 29 de julho de 2013

Monsanto alcançou mais uma patente: BRÓCOLOS


Instituto Europeu de Patentes, mais uma vez concede uma patente sobre melhoramento genético de plantas

Munique 2013/12/06

O Instituto Europeu de Patentes (EPO) em Munique, concedeu uma patente sobre melhoramento genético convencional. Seminis, empresa de propriedade da Monsanto, recebeu a patente (EP 1597965) em brócolos derivado de melhoramento convencional. As plantas, que são supostamente para facilitar a colheita, são derivados do cruzamento e seleção convencional. A patente cobre as plantas, as sementes e a "cabeça decepada brócolos". Além disso, também abrange uma "pluralidade de plantas de brócolos". 

O Parlamento Europeu, bem como o Parlamento alemão foram ambas altamente críticas de tais patentes no passado. Recentemente, dois milhões de assinaturas foram coletadas em um abaixo-assinado pedindo a proibição de patentes de melhoramento convencional. Não às patentes sobre as sementes! Está iniciando uma oposição contra esta última patente da Monsanto.

"Nós estamos pedindo um amplo apoio da nossa oposição contra a patente do "brócolos". A EPO e Monsanto estão em rota de confronto com a sociedade europeia ", diz Christoph Then. "Temos a intenção de enviar um sinal claro de que não vamos deixar nossa comida ser monopolizado."

Todas as organizações envolvidas também estão fazendo exigências aos políticos europeus. Estão pressionando-os a assumir o controle da EPO, a fim de mudar a interpretação da lei de patentes atual, através do Conselho de Administração do IEP, que é o conjunto dos Estados-Membros.

Como é evidente a partir de um documento de trabalho emitido pela Organização Mundial de Alimentação da FAO, a indústria está planear explorar as patentes de melhoramento convencional para mais um grande negócio. Segundo os dados, as vendas globais de plantas patenteadas derivados de melhoramento convencional aumentará dos atuais cerca de 700 milhões de dólares a 3 bilhões de dólares em 2020. Estes números também são baseados em patentes concedidas pelo EPO.

As organizações por trás da "No Patents on Seeds!" estão extremamente preocupados, pois tais patentes vão estimular ainda mais a concentração de mercado, fazendo com que os agricultores e outros intervenientes da cadeia de abastecimento alimentar sejam ainda mais dependentes de apenas algumas grandes empresas internacionais e, finalmente, reduzir a escolha do consumidor. Esta luta está a ser organizada pela Bionext (Holanda), Declaração de Berna (Suíça), GeneWatch (UK), Greenpeace (Alemanha), Misereor (Alemanha), o Fundo para o Desenvolvimento (Noruega), Sem Patentes sobre a Vida (Alemanha), Rete Semi Rurali (Itália ), Reseau Semences Paysannes (França) e Swissaid (Suíça). Estão todos chamando para uma revisão da Lei de Patentes Europeu para excluir material de reprodução, as plantas e os animais e alimentos derivados, da patenteabilidade. A coligação é apoiada por várias centenas de outras organizações ( www.no-patentes-on-seeds.org ).

Contatos: Christoph Then, telefone: 004915154638040, info@no-patents-on-seeds.org





Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.