terça-feira, 30 de julho de 2013

O olho que tudo vê: Parte II

No início de verão, encontrei numa loja de roupa para jovens num centro comercial de  Lisboa a nova coleção 2013/14. Que todos nos somos vítima de manipulação pelos media e pela publicidade  feroz, penso que toda a gente sabe, ou pelo menos desconfia. Mas este é daquelas coisas em que ninguém repara ou tenta perceber o significado. Convido a todos a verem as imagens destacadas nesta coleção nova, nas cores e principalmente nas mensagens passadas e aceites por nós como normais e de referência.

Nesta T-shirt temos o olho de Hórus. Segundo a história, Hórus (ou Heru-sa-Aset, Her'ur, Hrw, Hr ou Hor-Hekenu) é o Deus dos céus , muito embora sua concepção tenha ocorrido após a morte de Osíris. Hórus era filho de Osíris. Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua. Matou Seth, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito.

Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Hórus, (anteriormente chamado de Olho de Rá), que simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas. Depois da recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.

O olho que Hórus ferido (o olho esquerdo) é o olho da Lua, o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.A Maçonaria e os Illuminatis, sempre detiveram todo o poder financeiro do Mundo, e por isso usam dessas regalias para adorar seus deuses, e acabaram propagando as crenças e símbolos em filmes, logotipos de empresas, até mesmo no Dolar americano. O Olho que tudo vê é o olho de Lucifer, o olho que espia toda a terra querendo acusar os justos. para os maçons, e os illuminatis o olho é como se fosse o portal para a sabedoria e ocultismo. 


Nesta segunda fotografia vê-se uma caveira em destaque, a toda a figura é desenhada na T-shirt com uma mistura de formas e cores que lembram algo indígena ou tradicional. Mais a baixo está escrito "Native Medicine". Para a maioria das pessoas esta não passa de uma figura normal ou aleatória. Mas gostaria que vissem essa imagem no contexto actual. Penso que é mais que claro que a intenção é ligar a medicina nativa, ou alternativa, ou tradicional como a quiserem chamar, a uma imagem de morte ou algo que está associado destruição. 

É claro que nada é feito ao mero acaso, temos assistido nestes tempos uma tentativa de muitas pessoas se libertarem da industria farmacêutica, os hospitais e de tratamentos à base de químicos e fármacos. E já temos muitos casos de autenticas industrias de medicina alternativa, oferecendo tratamentos tradicionais eficazes, pouco dispendiosos e praticados com base em plantas e raízes naturais oferecendo curas comprovadas para muitas das mais mortais formas de doenças de hoje em dia. 

A medicina tradicional tem duas vertentes, uma religiosa e outra científica, por isso é possível curar todo o tipo de doença, incluindo as enfermidades do fórum mental e outras patologias ainda sem solução de tratamento na medicina moderna. E aonde, senão entre os jovens, o melhor sítio para semear a descrença e a ridicularizarão de uma realidade que, mais do que ameaçar a toda poderosa industria farmacêutica, tem-se revelado uma solução barata e viável, quando muitos por exemplo, são enviados para casa com sentenças de morte por cancros e outras doenças degenerativas.


Por fim ficam estas duas outras ilustrações, presentes na nova colecção de verão 2013/14 de uma marca muito conhecida dos jovens portugueses. É claro que muitos vão dizer que são só desenhos que estão na moda e que são normais entre os jovens. Mas para quem quer ver mais do que lhe é permitido ver, gostaria de deixar algumas perguntas para reflexão:
  • Se o verão é quente e normalmente aconselha-se roupas de tons claros e vivos, reflectindo melhor a luz do sol e todas as marcas de roupa normalmente seguem esse principio,  que para além da estética, no verão é imperativo por uma questão de conforto, porque é que esta colecção de verão, desta marca que é tão vendida, predomina a cor preta?
  • Se o verão é uma época de alegria, como se costuma dizer, em que tudo brilha e tudo é alegre, porque é que esta marca opta por colocar frases sobre a morte?
  • O que faz um triângulo dourado na testa de uma caveira de um boi morto, rodeado de  penas e borboletas que simbolizam a morte?
  • Porque um caixão, que claramente represente o oculto, a morte? E a frase " Dead & Famous" - "Morto e Famoso"?
P@r Odnanref Osodrac





Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.