Algumas considerações:
- O Governo acabou e não há maneira de voltar atrás. É possível teoricamente continuar com um Governo de minoria, mas seria um calvário que o País não tem condições de suportar. Demitir-se e voltar às eleições é nesta altura uma atitude democrática e de respeito para as dificuldade nacionais. Manter-se ostentosamente no cargo apesar da realidade é sinal de mero interesse pessoal.
- O legado deste Governo é o pior do que seria possível imaginar: aumentou o desemprego, a dívida pública, o deficit, reduziu-se aos mínimos termos a economia. Não há surpresa nisso, tendo sido amplamente previsto nestas páginas também: não é possível tratar uma condição de aperto económico (fictício) com um aperto ainda maior (austeridade real).
- Os juros da dívida hoje dispararam e isso apesar da tão publicitada "reencontrada confiança dos mercados". A anterior baixa dos juros foi devida a um conjunto de condições, entre as quais a presença em Portugal do dinheiro da Troika (FMI+BCE+UE) e uma estabilidade institucional de fachada. Faltou o essencial, uma séria reforma estrutural, nem sequer realmente projetada: perante isso, bastou a queda da estabilidade de fachada para os mercados perder a dita confiança.
- Uma das figuras mais triste neste história toda é aquela do Presidente da República: em dois anos conseguiu destruir completamente o papel de "árbitro" super partes, função que nesta altura e no próximos meses seria extremamente necessária. Escondendo-se atrás das normas, Cavaco Silva decidiu apoiar de forma inequívoca o Governo em detrimento de todos os outros partidos. Não é possível avaliar o falhanço total deste Governo sem incluir nele as atitudes mesquinhas, cobardes e calculistas do Presidente da República.
- Interessante realçar como o Governo caiu não por uma iniciativa popular mas por causas endógenas. Os Portugueses continuam a aceitar tudo e mais alguma coisa, sem aparente reação que possa ir além de estéreis greves e das limitadas e politizadas manifestações nas ruas. O País é destruído mas o próprio quintal fala mais forte.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.