Egito pronto para ofensiva Fattah 2 no Sinai contra terror islâmico. Gaza selada. As forças dos EUA e de Israel em alerta
Relatório Exclusivo DEBKAfile 19 de julho de 2013, 01h45 (IDT)
As tropas egípcias no Sinai
O exército egípcio estabeleceu sexta-feira, 19 de julho, como o Dia D para o lançamento de uma grande ofensiva, batizada Fattah 2 (Conquista 2), contra uma coalizão de salafistas agressivos, operários da Irmandade Muçulmana, o Hamas e os grupos Jihad Islâmico aterrorizando o Sinai.
Os comandantes do Egito, do Segundo e Terceiro Exércitos estão liderando a campanha. DEBKAfile, relata por fontes militares que o segundo chefe do Exército, o general Ahmed Wasfi, estabeleceu seu centro de comando de El Arish, no norte do Sinai, e o general Osama Askar, chefe do Terceiro Exército montou seu quartel-general na vila do Sinai central de Nakhal. Eles isolaram a saída da Faixa de Gaza através de Rafah, e advertiram seus governantes do Hamas que a travessia vai permanecer fechada até que a campanha termina.
As forças israelenses ao longo das fronteiras do Egito e Gaza estão em alerta, assim também estão os 2.600 Marines dos EUA a bordo de dois porta-helicópteros anfíbios ancorados em frente às margens do Mar Vermelho do sul do Sinai e no Golfo de Suez desde o início da crise egípcia.
Quinta-feira, o exército egípcio informou que uma operação de segurança realizada pelas forças armadas no norte do Sinai nas últimas 48 horas levou à morte de 10 jihadistas. Militantes armados mataram três policiais egípcios em ataques separados no início da noite.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.