quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O pH e a influencia na vida dos seres humanos



PH significa "potencial Hidrogeniônico", que é uma escala logarítmica que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma determinada solução ou elemento. Varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais, etc.).

Ela situa-se entre valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado, portanto o valor neutro. O valor 0 (zero) representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. Valores abaixo de zero ou superiores a 14 também podem ser raramente verificados em algumas substâncias.

As substâncias são consideradas ácidas quando o valor de pH está entre 0 e 7 e alcalinas (ou básicas) entre 7 e 14. Segue abaixo algumas soluções e respectivos valores de pH:

Vinagre: 2,9 
Coca-cola: 2,5 
Saliva Humana: 6,5 - 7,4 
Água natural: 7 
Água do mar: 8 
Cloro: 12,5

Nós estamos em contanto com substancias acidas e básicas a todo o momento da nossa vida, pois, o nosso organismo é um grande laboratório químico exercendo varias funções ao mesmo tempo, portanto os níveis de pH dos elementos e o do nosso próprio corpo tem uma grande influencia em nossas vidas.
 
Para nosso organismo “funcionar” ele deve estar nas condições otimas necessárias, como por exemplo, as atividades enzimáticas ocorrem na sua perfeição em um pH acido, permitindo as células realizar as funções. 

Posto isto, devemos obviamente questionar, se o nível de pH do sangue não estará diretamente relacionado com o  desequilíbrio da nossa saúde nos dias de hoje. Diversos relações já foram confirmadas entre o sangue ácido e o desenvolvimento de cancros. Numa pessoa saudável ele normalmente tem um caráter ligeiramente básico, o que lhe permite conter um nível tal de oxigênio que está diretamente ligado a prevenção de muitas doenças. O texto abaixo explica a grande importância da nossa alimentação e da escala de pH em nossas vidas.

A afirmação de que o surgimento do ser vivo está diretamente relacionada aos minerais não é novidade, isto é, os minerais deram origem aos seres vivos. A cada dia torna-se mais clara e confirmada essa relação pelos estudiosos da matéria.

Os minerais são, portanto a base da composição de tudo o que dá a vida, veja a clorofila por exemplo, encontrada nos vegetais, tem na composição da sua molécula um átomo de magnésio. Outro exemplo no sangue dos animais, por sua vez, fazendo parte da molécula da hemoglobina podemos encontrar o elemento mineral ferro, cuja deficiência é conhecida por anemia, condição infelizmente comum nos tempos de hoje em países do 3.º mundo e não só. 

Na estrutura das moléculas de vitaminas encontra-se um mineral, por exemplo, na vitamina B-12 encontra-se um átomo de cobalto, riboflavina ou vitamina B-2 encontra-se o mineral fósforo, as vitaminas do complexo B estão ligadas ao fósforo ou ao pirofosfato, a vitamina D está ligada ao cálcio. Grande parte das substâncias orgânicas conhecidas, mostra em sua estrutura um átomo de algum mineral.

Os minerais, as vitaminas e todas as substâncias essenciais para o ser humano são extraídos  dos alimentos. Portanto, os alimentos são responsáveis pela manutenção e o equilíbrio da saúde na vida de um ser vivo. 

Estando o nosso alimento deficitário de uma das substâncias essenciais, dá-se início a um desequilíbrio, que se torna mais grave quando maior a deficiência deste em relação aos minerais, uma vez que este, compõe a base ou estrutura das substâncias orgânicas. Vem daí a necessidade de se produzir alimentos completos ou equilibrados isto é, saudáveis.

O exemplo dos alimentos que têm sua origem no solo, uma vez que este vem sofrendo várias agressões e por isso tem-se desequilibrado, produzindo cada vez mais alimentos mais pobres nestes nutrientes. Um desequilíbrio freqüentemente encontrado é a acidez do solo, responsável por grandes prejuízos para os agricultores e em seqüência, ao homem que está no final da cadeia alimentar.

A acidez do solo, ou o pH baixo do solo fazem com que a planta deixe de absorver determinados minerais e por isso, aparecem doenças nas plantas mudanças na sua estrutura e até parasitas. Para corrigir a acidez do solo, isto é, elevar o pH para deixá-lo próximo da normalidade que deve ser de 6,5 a 7,0 pode-se usar o calcário como corretivo, ou rochas  calcárias moídas, ricas em minerais, que além de corrigir a acidez, fornecem nutrientes  e minerais restituidores da saúde do solo e consequentemente das plantas. Um outro produto que poderia ser utilizado para corrigir a acidez dos solos, seria a água salobra (alcalina) como por exemplo aguas encontradas no Nordeste do Brasil.

Assim, para que um produto esteja equilibrado, sadio, em condições de servir de alimento, o solo que o produziu, tinha que ter um pH ideal, caso contrário, os minerais necessários para dar saúde àquele alimento não seriam absorvidos. Daí a importância do pH na produção dos alimentos agrícolas por exemplo.

Do mesmo modo, o pH do sangue humano precisa estar em torno de um valor ideal (algumas bibliografias defendem PH-7,4) para absorver os minerais necessários à saúde daquele indivíduo. Qualquer alimento sólido, ou líquido, que prejudique o equilíbrio do pH ideal estará comprometendo a sua saúde. Assim, o pH do sangue humano está inteiramente relacionado à condição da sua saúde. Uma pequena variação do pH provoca uma reação do seu sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos, que em  desequilíbrio são prejudiciais à nossa saúde, como por exemplo vírus, bactérias e fungos, que vivem normalmente em meios ácidos, ou seja, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para sobreviver dar origem a colónias.

A maior parte das pessoas acometidas de cancro apresentam um pH no tecido celular à volta de 4,5. Esse ambiente celular é pobre em  oxigénio e portanto muito propício para instalação  e  proliferação do cancro. Quando o pH do sangue está baixo, as gorduras são aderidas às paredes das artérias causando doenças do coração.

As doenças da tiróide por sua vez, estão relacionadas com a deficiência do mineral iodo. Esse elemento só é absorvido pelo o organismo quando este está com o pH ideal. Por isso, na sociedade atual é freqüente encontrar pessoas com doenças da tiróide, porque atualmente valoriza-se alimentos que proporcionam ao organismo um ambiente de pH baixo como por exemplo os refrigerantes que tanto consumimos e até já damos às nossas crianças no dia a dia como normal: 

Coca-cola pH= 1,78 
Coca-cola Light pH= 2,36 
Guaraná Kuat pH= 1,82
Guaraná Kuat Light pH= 1,87 
Sprite pH= 1,92
Sprite Zero pH= 1,86
Fanta Laranja pH= 2,22
Fanta Laranja light pH=2,62

Comporta dizer que, o consumo de substância ácidas não tem um efeito acidificante do nosso sangue a curto prazo (de um dia para o outro), contudo o consumo regular ao longo dos anos é fatal, aliás como é óbvio pelo tempo de exposição, o que já está mais de que provado e infelizmente as grandes multinacionais conseguem através de toques de magia (hollyhood, canais de media e publicidade), não só esconder mas também transformar em fortunas.

Em resumo, estando o pH do nosso sangue abaixo da normalidade 7,4 estamos propensos a todos os tipos de doenças: Câncer, artrite, diabetes, doenças do coração, fadiga crônica, alergias além de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.

Uma maneira de manter o seu pH é evitar alimentos com pH baixo, como café (em torno de 4,0), refrigerante (em torno de 2,0), cerveja (varia de 2,5 a 4,2 dependendo da marca). O açúcar também tem um efeito negativo no nível de pH.

Uma água mineral de boa qualidade pode suprir todas essas carências contém sais minerais e oligoelementos imprescindíveis ao organismo. O cálcio, a sílica, o flúor e o magnésio, em doses adequadas, no entanto precisa ter as seguintes qualidades:

Água mineral de boa qualidade precisa:

- Ter pH entre 7 e 10 (ideal 7,4)
- Ser rica em oligoelementos e minerais (bismuto, boro, bromo, cádmio, cobalto, cobre, estanho, estrôncio, gálio, germânio, iodo, lítio, manganês, selênio, titânio, tungstênio, vanádio e zinco)

Um pH levemente alcalino do sangue aumenta a oxigenação das células e a imunidade, uma vez que, vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver.

O nível de sal no plasma do sangue, de pessoa saudável, é semelhante ao nível de sal da água do mar. A água do mar possui à volta de 84 elementos químicos.

Veja a importância do mineral magnésio - exerce mais de 300 funções no organismo humano. Sua deficiência causa arteriosclerose, doenças cardíacas, arritmias e acidente cardiovascular, osteoporose, diabetes, gastrite, prisão de ventre, cálculos renais, baixo desempenho sexual, artrose, artrite, doenças renais, próstata, alcoolismo, mal de Alzheimer, câncer, depressão, asma, etc.

Em 1931 Otto Heinrich Warburg (1883-1970) recebeu o Prêmio Nobel por sua tese "A causa primária e a prevenção do cancro". Segundo ele, o cancro é consequência da alimentação e do estilo de vida. Uma alimentação baseada em alimentos ácidos com a agravante do sedentarismo, cria em nosso organismo um ambiente de acidez que literalmente expulsa o oxigénio  das células. "A falta de oxigénio e a acidez são as duas caras de uma mesma moeda, ou seja, estão sempre presentes em conjunto. " As substâncias ácidas repelem oxigénio, as substâncias alcalinas por sua vez atraem-no".

Segundo Otto: "Privar uma célula de 35% de seu oxigênio por 48 horas, pode convertê-la em cancerígena."

Células cancerígenas podem viver sem oxigénio (sobrevivem de glicose, sempre que o ambiente está sem oxigénio) e não sobrevivem na presença de altos níveis de oxigénio enquanto que células normais não podem viver sem oxigénio, mas sim em ambientes alcalinos e oxigenados.

Os tecidos cancerígenos são ácidos, os tecidos saudáveis são alcalinos. Um bebé quando nasce é alcalino e ao longo dos anos, conforme envelhece vai-se tornando mais ácido.

Agora vejamos:

Alimentos que acidificam VS alimentos Alcalinizantes do organismo:


O organismo deveria obter dos alimentos, as bases (minerais) para neutralizar a acidez do sangue na metabolização, porém todos nós, olhando para estes quadros, percebemos que, os alimentos que consumimos no nosso dia a dia contribuem muito pouco para esse equilíbrio, e em contrapartida, desmineralizam o organismo. Há que se levar em conta que no estilo de vida moderno, estes alimentos são consumidos pelo menos 3 vezes por dia, os 365 dias do ano!!!

A desidratação crónica é o principal problema do corpo e a raiz da maior parte de todas as enfermidades degenerativas", afirma o Dr. Feydoon Batmanghelidj. O exercício oxigena todo  nosso organismo, o sedentarismo o desgasta. 

Uma alimentação saudável e exercício físico nos pode dar uma vida saudável, não as farmácias, não o MacDonald`s ou a Coca Cola ou a Nesttle.

Por Odnanref Osodrac

Fonte: 

1 comentário:

  1. É pena Odnanref, que as pessoas não queiram saber disso, mas continua o bom trabalho no blog, que eu e algumas pessoas estamos interessados em ter uma boa qualidade de vida.
    Grande artigo.

    ResponderEliminar

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.