sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Venezuela: EUA envenenaram Hugo Chávez?

Caracas ordenou uma investigação sobre o papel desempenhado pelos Estados Unidos na morte de Hugo Chávez. Sem acusar Washington, presidente interino acredita que "forças obscuras" por trás da morte do comandante.

HUGO CHAVEZ - O governo venezuelano vai abrir uma investigação para esclarecer o papel desempenhado pelos Estados Unidos na morte do falecido presidente.

O governo venezuelano anunciou planos para lançar uma investigação sobre o papel dos Estados Unidos na morte do presidente Hugo Chávez . De acordo com uma hipótese que floresceu na Venezuela desde a morte do Comandante, ele morreu por causa de inoculado por "agentes imperialistas" através de células cancerígenas.

A suposição totalmente improvável, diz Elmer Huerta, oncologista e ex-presidente da Sociedade Americana de Câncer, entrevistado pela CNN .

A hipótese proposta em 2011

Hugo Chávez morreu terca-feira, 26 de fevereiro após um ataque cardíaco, enquanto lutava contra um cancro. O líder populista tinha afirmado que os "imperialistas americanos" estavam preparando a sua morte, e de outros funcionários através de meios médicos venezuelanos.

"É muito difícil explicar, mesmo com a lei das probabilidades, o que aconteceu a muitos de nós na América Latina", afirmou Hugo Chávez, em 2011, com referência a muitos tipos de cancro diagnosticados entre os líderes sul-americanos. "Seria uma loucura imaginar que eles inventaram uma tecnologia para inocular o cancro disse o comandante, sem citar nomes, em declarações que ecoaram pelo Daily Caller. Recentemente, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, ao assistir ao funeral do seu colega e aliado, falou sobre a "suspeita de doença", em relação ao chefe de Estado venezuelano.

O corpo embalsamado de Chávez deve complicar a tarefa

O presidente interino Nicolas Maduro , designado por Chávez para ser seu herdeiro, retomou segunda-feira as insinuações do seu mentor político, "buscamos a verdade, temos a intuição de que o comandante Chávez foi envenenado por forças obscuras que querem eliminar", Maduro disse em comentários divulgados pela Reuters. "Eu não culpava os Estados Unidos naquela época", ele insistiu em lembrar que eles tinham desenvolvido experiências em Guatemala entre 1946 e 1948, durante as quais, inocularam doenças sexualmente transmissíveis em cobaias humanos, e que mais tarde apresentaram um pedido de desculpas.

O presidente em exercício disse que Caracas vai procurar ajuda de cientistas estrangeiros para participar da comissão do governo para investigar. No entanto, esses especialistas podem enfrentar nas suas pesquisas um problema: o embalsamamento do corpo de Chávez. Para o oncologista e ex-presidente da American Cancer Society Elmer Huerta, citado pela CNN : "Se eles [autoridades venezuelanas] queriam investigar, eles deveria ter tirado amostras de tecido antes."

A oposição liderada por Henrique Capriles , vem denunciando o uso da imagem de Comandante por Maduro, vê este comportamento como uma manobra político a algumas semanas de uma nova eleição presidencial. "Que o presidente fique fora do debate político", argumentou Henri Falcon , o chefe dos Capriles durante a campanha "Isso não honrar a sua memória, a sua família ou os seus apoiantes".

Fonte: http://www.lexpress.fr/actualite/monde/amerique/venezuela-les-etats-unis-ont-ils-empoisonne-hugo-chavez_1231396.html

Tradução p@r: Odnanref Osodrac

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.