Em 1 de outubro de 2013 começa a primeira fase da operação de destruição das armas químicas da Síria.
Ela vai começar com a chegada de uma equipe avançada de inspetores internacionais das Nações Unidas e da Organização para a Proibição de Armas Químicas.
O grupo avançado, segundo explicou o representante oficial do secretário-geral da ONU, Martin Nesirky, é composto por 20 pessoas. Mas para Damasco partirá uma missão maior que irá trabalhar na Síria nas próximas semanas e meses.
A liquidação completa do arsenal de armas químicas da Síria deve ser concluída em meados de 2014. Isto está estipulado na resolução, que foi aprovada em 27 de setembro pelo Conselho de Segurança da ONU.
Rússia insiste em identificação de responsáveis por ataque químico na Síria
De acordo com o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, a Rússia está realizando sua própria investigação sobre o uso de armas químicas perto de Damasco em 21 de agosto.
"Estamos efetuando nossas próprias ações a fim de obter o máximo de informações sobre quem esteve envolvido nessas atividades provocativas", disse Lavrov. Ele observou que essas questões deverão ser discutidas, utilizando os fatos em sua integridade, no Conselho de Segurança da ONU.
O chefe da diplomacia russa ainda ressaltou que a Rússia está interessada em que todas as informações de uso de armas químicas sejam investigadas de forma imparcial e seus autores sejam identificados.
Fonte: http://portuguese.ruvr.ru
Sem comentários:
Enviar um comentário
Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.