Acho que é de conhecimento de todos, os recentes encerramentos dos Postos dos CTT de norte a sul do país, e que tem prejudicado a vida de muitas pessoas, principalmente os idosos.
Eu, como outras pessoas, que utilizam os serviços prestados pelos CTT, através de envios de correspondências e encomendas para os palopes, começamos a notar um certo comportamento padrão, no tempo de chegada ao destino,e que se relacionava depois, com outro fator como:
Se no ato de pagamento, foi efetuado ou não, o registo.
Porque se não, eles desculpam se com o fato de não terem nenhum registo de envio, mesmo o cliente tendo pago um envelope, mais selo de envio.
Preço dos selos de envio CTT em 2013
Escalões de Peso Europa Espanha Resto do Mundo Regime Especial (1)
[20 g - 50 g] 1,20 € 1,05 € 1,80 € 1,40 €
Portanto, juntando os 1,40 € de selo, mais envelope, ainda assim não é garantido que a correspondência chegue ao destino.
Até aqui tudo bem, mas quando um grupo de pessoas, enviaram documentos, todos pagando só o selo, em postos dos CTT diferentes, como se explica o fato de nenhuma ter chegado ao destino?
Ainda mais, quando estas mesmas pessoas, voltavam a enviar uma segunda via do mesmo documento, este já registado, chegava num espaço de mais ou menos uma semana.
Fiz então uma reclamação num franching dos correios da minha área de residência, a contar o sucedido e a perguntar o porquê da minha correspondência não ter chegado ao destino. Passado uma semana, recebi uma resposta através de um email da Anacom, entidade que regula e supervisiona os serviços de comunicações.
Em baixo a resposta que obtive:
info@anacom.pt - 19/07 (há 13 dias)
para mim
Recebemos, no dia 15/7/2013, a reclamação que fez no livro de reclamações da empresa CTT - Correios de Portugal, S.A.. A sua reclamação foi-nos enviada porque a ANACOM é a entidade que regula e supervisiona os serviços de comunicações.
No entanto, lamentamos informar que a situação que descreve não pode ser resolvida por esta Autoridade.
Então quem resolve?
R: Ninguém, estão se pouco marimbando se reclamamos ou não.
Mais uma vez constatei que, os serviços do estado e parcerias com privados, só funcionam se nós pagarmos o valor mais alto estipulado(o registo), mesmo que o cliente prefira pagar só o selo, que é o valor minimo e suficiente para o serviço.
A operação é de larga escala, abranje também as companhias de agua e eletricidade.
A SMAS de Amadora, no mês passado com a entrada oficial do horário de verão, subiu cerca de 20% do valor de consumo de agua, alegando que nesta época, é normal as pessoas gastarem muita agua e não darem por isso.
Por isso, mesmo que uma pessoa tenha poupado na utilização da agua, vai ter que pagar esse consumo ficticio implementado. Mas disso, a maioria dos consumidores nem sequer fazem ideia.
Passem a palavra, andamos a ser roubados em larga escala todos os dias e ainda achamos que é normal.
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