terça-feira, 21 de janeiro de 2014

As 4 garrafas que nos tem encaminhado a doença constante...


1. Cada vez mais as crianças são introduzidas precocemente ao leite de vaca em substituição do leite materno. 

Diversos estudos mostram a relação do leite e derivados com processos alérgicos por diversos mecanismos imunológicos, ou seja, alergias mediadas por IgE, 

clássica e normalmente com reações imediatas. Existe também a questão da biodisponibilidade de cálcio que é baixa, a alteração da permeabilidade intestinal, promoção de disbiose, liberação de substâncias pró-inflamatórias e inúmeros ouros problemas relacionados. 

Falar de leite é assunto para um livro inteiro, pois há muitas patologias relacionadas com o consumo freqüente dos alérgenos do leite. 

Uma sugestão é ler o livro: “Leite: Alimento ou Veneno” do escritor Robert Cohen. 

2. Refrigerante é outra problemática na sociedade atual. Completamente artificial e, embora afórmula exata seja um segredo industrial protegido por várias patentes, é um produto rico em açúcar, aromatizantes naturais, água gaseificada, cafeína, extrato de Noz de cola, corante caramelo IV, acidulante Ácido Fosfórico (INS 338) entre outros. 

A versão Light é um pouco pior. São os mesmos ingredientes mais os edulcorantes artificiais: aspartame e acessulfame de potássio, conservador benzoato de sódio e regulador de acidez citrato de sódio. 

Já a Coca-Zero, se diferencia da Light pelo acréscimo de ciclamato de sódio, além dos outros edulcorantes acessulfame de potássio e aspartame. Quando nos preocupamos com a nutrição celular, nos damos conta da presença de tantos produtos com fatores antinutricionais, que competem pela absorção com os nutrientes, ou mesmo aumentam a excreção urinária e fecal destes.

3. Todas as bebidas alcoólicas são altamente calóricas (especialmente as destiladas) e, além disso, roubam muitos nutrientes do organismo, como vitaminas e minerais. 

O consumo excessivo do álcool está relacionado com o envelhecimento celular; redução da produção de muco no estômago, o que favorece o desenvolvimento de gastrite/úlcera; geração de radicais livres; degeneração hepática entre outros. O fígado é o nosso filtro, órgão responsável pela destoxificação de xenobióticos (drogas, medicamentos e outras substâncias químicas). 

Como tudo na vida, vale o preceito da moderação e do bom-senso! A alimentação é um dos fatores comportamentais que mais influencia a nossa qualidade de vida e a falta de proporção entre os nutrientes essenciais promove o desenvolvimento de problemas crônicos. Caso não sejam tratados adequadamente, resultarão em desequilíbrios físicos, mentais, emocionais e estruturais.

Fonte: http://nutricaogeovanaebaid.blogspot.pt/2011_07_01_archive.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.