domingo, 9 de março de 2014

Tudo o que precisa saber sobre alimentação e saúde


Os aditivos apareceram disseminados com a industrialização agro-alimentar para conservar, intensificar o sabor, melhorar o aspecto de alimentos e muito raramente em benefício do consumidor, sacrificando qualidades insubstituíveis. 

Mesmo antes da era agro-alimentar já os encontrávamos em enchidos, presuntos, queijos, vinhos e pouco mais e ninguém os contestava, até porque eram de origem vegetal e mais ou menos inócuos, à base de açafrão, piripiri, pimenta, colorau e canela. 

A fim de evitar o escurecimento das conservas de fruta, legumes, carnes, sumos e peixe e evitar que os óleos e gorduras rançassem, ou se acidificassem, adicionando-lhes anti-oxidantes, em geral as vitaminas E e C naturais ou de síntese, além de produtos químicos que sem sombra de dúvidas nos intoxicam.

As vitaminas não criam problemas à saúde, os produtos químicos, sim, quase todos em código para enganar o consumidor.

o BHA, o BHT - atrofiam o crescimento e podem provocar malformações congénitas em crianças quando consumidas pelas mães durante a gravidez.

Os corantes são quase todos derivados do petróleo e cancerígenos.

O Amarante, por exemplo, é uma substância corante vermelho-púrpura que se utiliza muito nas conservas de fruta (morango, cereja, framboesa), nos bombons, drops e licores. Alguns provocam malformações.

O acetato de metilo dá odor de banana a licores e alimentos infantis como o Cerelac, Nestum e Maizena (os rótulos destes assinalam, enganosamente, que contêm banana ou outros frutos e organismo nenhum chama à pedra esses aldrabões).

Há um mar de outros corantes cujos efeitos sobre a saúde se desconhece, o mesmo podendo dizer-se das substâncias químicas que espessam os molhos e xaropes e, ainda, dos solventes que nunca são eliminados pelo organismo, indo, pelo contrário, aumentando a sua concentração à medida que os ingerimos, provocando perturbações da saúde de difícil diagnóstico.

Os conservantes (antibióticos, anti-fermentos, bactericidas, etc.) inactivam a Vit. B1 (pelos sulfitos) e são irritantes do tubo digestivo.

O monoglutamato de sódio (E621) é utilizado para intensificar o sabor de sopas sintéticas, molhos, queijos e alimentos pré-cozidos e alimentos congelados. Pode provocar dores de cabeça, náuseas, fraqueza e sensação de formigueiro nos braços e cabeça e a longo prazo doenças fatais.

O corante vermelho (E178) intensifica a cor. Proibido na Austrália por suspeita de poder provocar alergias, hiperactividade e haver risco de cancro.

O benzoato (E211 a E213) impede o crescimento de bactérias em produtos lácteos; utilizado em bebidas sem álcool, compotas sem açúcar, conservas, molhos e produtos à base de peixe e carne afeta as pessoas que sofrem de alergias ou asma.

Nitratos (E249 a 252) - adicionados a carnes e produtos de charutaria conferem-lhes cor vermelha e sabor mais intenso. Todavia, sujeitos ao calor formam nitrosamidas, que são produtos cancerígenos, aumentam a tensão arterial e podem ser tóxicos principalmente em bebês (doença azul - anóxia - por dificultarem a oxigenação)

Ácido cítrico - em excesso pode agravar sintomas das pessoas com cólon irritável, eczemas, enxaqueca, asma e artrite reumatóide.

Melanina, deixada para o fim, que atualmente serviu para chamar a atenção para os riscos dos aditivos alimentares e tóxicos adicionados aos alimentos para vários fins mais ou menos desfavoráveis para os consumidores porque o que interessa as industrias é o lucro e não o bem estar ou a saúde do consumidor. 

A melanina é extremamente tóxica aos rins. Industriais desonestos chineses descobriram que adicionado ao leite e seus derivados permite falsear os testes de detecção do teor de proteínas desses alimentos, fazendo-se passar, nas análises, por proteínas de arroz ou glúten de trigo.

A Inglaterra retirou do mercado chocolates de uma sua marca famosa fabricados na China. Intrigante, não? Nem tanto: fabricados na China por baixíssimos preços e vendidos em todo o mundo como se tivessem sido produzidos na Europa. 

Há ainda outros tóxicos que entram na cadeia alimentar de outra maneira, não como aditivos, uns permitidos por lei, e outros não, como metais pesados, dioxinas e antibióticos das rações de animais de que já falamos detidamente noutros artigos.

Outros dados: De entre os aditivos alimentares que causam reações adversas, estão alguns dos conservantes do grupo dos agentes sulfatados, que incluem vários sulfitos inorgânicos (E 220 - 228),

O ácido bezóico e os seus derivados (E 210 - 213), que podem desencadear sintomas de asma, caracterizada por dificuldades respiratórias, falta de ar, sibilos, tosse em indivíduos susceptíveis (como por exemplo, um individuo asmático).

Duas substâncias contidas em várias marcas de refrigerantes, por interagirem, podem formar o benzeno, um composto tóxico cancerígeno detectado em amostras desses produtos em vários países.


Tudo o que precisa saber sobre alimentação e saúde
















































































































































Fonte: 

http://www.journals.elsevier.com/food-and-chemical-toxicology/
http://www.healthyfoodhouse.com/
http://www.foodbase.org.uk/
http://www.food-info.net/
http://www.food.gov.uk/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.