terça-feira, 29 de julho de 2014

Cientistas descobrem uma propriedade oculta do ouro

O ouro é o melhor catalisador para a formação de cloreto de vinilo. (Foto Arquivo)


Os cientistas descobriram novas qualidades de ouro, tradicionalmente considerado um metal nobre e quimicamente pouco interessante devido à sua capacidade limitada a reagir com outras substâncias. A chave estaria em suas nanopartículas.

Pesquisadores da Escola de Química da Universidade de Cardiff, no País de Gales, dizem que, quando dividido em nanopartículas contendo apenas algumas centenas de átomos, é muito reativo.

“O ouro tem sido objeto de fascínio humano há milênios, em grande parte devido à sua resistência à corrosão e beleza duradoura”, diz o professor Graham Hutchings, diretor do Instituto de Catálise Cardiff (CCI). “No entanto, quando dividido em nanopartículas contendo apenas algumas centenas de átomos, e não apenas mudar a cor, mas também torna-se altamente reativo.”

Hutchings ressaltou que sua pesquisa sobre o efeito de nanopartículas de ouro em processos químicos e biológicos indica que nessa forma reduzida “reações de ouro são mais rápidos, mais fácil e mais eficiente em termos energéticos do que muitos outros catalisadores.”

Catálise é uma tecnologia que é aplicada a cerca de 80 por cento e 90 por cento de todos os produtos fabricados.

Este fenómeno implica um material que não é um dos reagentes, que acelera a reacção desejada sem a necessidade de um aumento de temperatura.Os catalisadores geralmente utilizados, tais como os que contêm mercúrio provaram prejudiciais para o meio ambiente e mesmo prejudicial para a saúde humana.

Uma das descobertas iniciais feitas no País de Gales é que o ouro é o melhor catalisador para a formação de cloreto de vinilo, o ingrediente principal para a produção de PVC, e tem o potencial de substituir o catalisador mercúrio prejudicial para o ambiente, o que seria um grande benefício para a sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.