sábado, 12 de julho de 2014

Açúcar: A nova droga mundial


Portugal é dos países da Europa onde se consome mais açúcar, e o mais engraçado é que quando se pergunta aos pais e encarregados de educação, se os filhos consomem muito açúcar ou não, a resposta é sempre a mesma. "Não, só de vez em quando".

Mas se analisarmos bem, considerando que uma criança por norma em Portugal toma um pequeno almoço, almoço, lanche e jantar de (cereais, iogurte, gelatinas, doces, gomas, bolachas Marias ou não, pão, sumos, refrigerantes, leite, chocolates e etc) juntando isso então, fica fácil fazer as contas da enorme quantidade de açúcar que as crianças consomem por dia, ainda continuam a pensar que é pouco?

É claro que depois disso não se pode pedir que as crianças sejam menos "hiperativos", porque de acordo com vários estudos publicados, esta condição se deve exclusivamente ao consumo em excesso do açúcar.

Estudos:


Mas, o mais grave nem chega a ser esta condição chamada pelos médicos e pediatras de "hiperatividade", mas sim as graves consequências que acarreta, como por exemplo tornar o organismo mais ácido, que a condição ideal para o desenvolvimento de células cancerígenas, e porque em Portugal, alguns pediatras, principalmente os mais experientes, incluem Coca Cola zero nas dietas das crianças, por alegadamente não possuir açúcar, mas sim só adoçantes artificiais que chegam a adoçar 200 vezes mais que o açúcar refinado branco.

O açúcar no nosso intestino é fermentado pelas bactérias que por sua vez produzem gás e acidez.

Um ano atrás, eu e um amigo tivemos a chance de fazer uma formação no centro alimentar da pontinha sobre microbiologia avançada de agua, alimentos e superfícies, durante o curso tivemos também a oportunidade de manusear algumas bactérias e estirpes padrão. 

Nos testes realizados em tubos de ensaio, concluímos que todas as bactérias incluindo as que existem nos nossos intestinos fermentam o açúcar, uns com a produção de gás e outros não. (ver foto)


positivo (fermentaçãodo açúcar sem produção de gás)

controle negativo (sem fermentação do açúcar)

positivo (com fermentação de açúcar e
produção de gás)

Segundo a teoria da acidez, o cancro se desenvolve num pH ou ambiente ácido, sendo assim, eu um mero leigo no assunto até então pude comprovar os vários estudos que existem sobre esta teoria, que quanto mais açúcar for consumido pelo organismo, mais ácido ele se torna.

Depois de terminar o curso, tivemos a curiosidade de pesquisar o que diziam os estudos sobre o consumo de açúcar, adoçantes e refinados, no qual ficamos espantados com a quantidade e qualidade de documentos e estudos feitos por cientistas por toda a parte que expressam ensaios sobre o consumo de açúcar principalmente nos EUA. 

De uma década para cá, tem se aumentado o numero de crianças com leucemia em Portugal, até bebés que nascem com um sangue ácido, como é possível tal coisa? 

Será que é da alimentação "des" equilibrada que temos, bem se nós somos aquilo que comemos, é claro que se comermos alimentos ácidos tornamos o nosso corpo ácido. 

Por isso para mim o açúcar se assemelha a qualquer droga, uma vez que causa uma grande dependência, é a nova droga mundial não que tenha aparecido agora, porque já há muito que as indústrias alimentares tiram proveito disso, mas porque ainda poucas pessoas tem noção do facto, de quando os filhos fazem birra por algo doce e lhe é retribuído em mimos e esse mimo passa quase sempre por algo doce e refinado, estão unicamente a dar lhe a dose diária de açúcar que já o habituaram. 

Por isso pense bem antes de dar ao seu filho algo que lhe é doce na boca e veneno no organismo.

(Cereais industrializados, leite, bolachas, chocolates, iogurtes, doces, refrigerantes, sumos empacotados, gelados e etc)

Com isso não digo de maneira nenhuma para não comer açúcar, até porque como o sal (não refinado) ele é igualmente importante para o nosso organismo, pode se sempre optar por um tipo de doce, ou bolo caseiro, onde se utiliza o menos refinado possível, mesmo assim sem exagerar. 

Se acharem interessante, pesquisem mais sobre o tipo de açúcar que ingerimos nos dias de hoje.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.