sábado, 27 de dezembro de 2014

NASA quer criar cidade flutuante para humanos em Vénus



Há muito tempo que já se sabe que a exploração de Vénus é complicada por vários motivos e, por isso, os esforços estão direcionados para Marte. No entanto, a NASA propõe uma nova ideia para visitar o vizinho mais próximo da Terra: uma espécie de nave-cidade que flutue sobre as nuvens venusianas.

Como dito, Vénus é mais perto da Terra do que Marte. A distância varia entre 38 milhões e 261 milhões de quilómetros, enquanto para chegar até ao planeta vermelho é necessário percorrer entre 56 milhões e 401 milhões de quilómetros. Além disso, o tamanho é parecido, com um raio de 6.052 km, enquanto o globo terrestre tem um raio de 6.371 km.

Mas as semelhanças ficam por aqui. Até hoje, nenhuma sonda foi capaz de durar mais de duas horas na superfície. Isso porque a pressão atmosférica é 92 vezes maior que a da Terra, com uma temperatura média de 462 graus Celsius, forte atividade vulcânica e uma atmosfera composta de gás carbónico e um pouco de hidrogénio com uma nuvem feita de ácido sulfúrico.

No entanto, a NASA quer desafiar estas condições mesmo assim, navegando a cerca de 50 quilómetros do solo de Vénus. Nesta área, as condições são bastante similares à da Terra, com uma pressão semelhante, gravidade levemente inferior, o que também facilitaria a estadia dos humanos, já que reduziria os efeitos da gravidade zero no organismo. A temperatura chega a 75 graus Celsius, o que não é confortável, mas é exequível, e a protecção atmosférica da radiação solar seria comparável a viver no Canadá.

A posição da cidade seria fixa, mas a exploração seria possível através de um dirigível de 130 metros de comprimento cheio de hélio, acompanhado de outro menor, robótico, de 31 metros. O fornecimento de energia seria feito pelo Sol, aproveitando a maior proximidade com o astro, utilizando cerca de mil metros quadrados de painéis solares.

O design está a ser feito baseado em tecnologias que já existem ou que estão próximas de saírem do papel. No entanto, ainda deve levar pelo menos uma década para que o projecto seja colocado em prática.

O primeiro passo, no entanto, é começar com uma sonda robótica para realizar as investigações iniciais. Com os dados em mãos, a etapa seguinte seria enviar uma missão tripulada para passar 30 dias a flutuar sobre o planeta. De seguida, equipas com dois astronautas passariam um ano em Vénus. O objetivo final seria uma presença humana permanente numa cidade flutuante.


Fonte: http://ultimas-curiosidades.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.