quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sudão - Sem paz


O Sudão é um País sem paz.

Os problemas começaram logo após a independência (1955) e nunca pararam.

Entre as várias razões que impedem de encontrar uma solução definitiva há o petróleo. E não poderia ser diversamente.

Entretanto o  sangue continua a fluir no sul do País, desta vez por causa da violenta repressão das manifestações em Khartoum, organizadas pelos estudantes que querem mais autonomia para a parte meridional do Sudão. 

A decisão do governo, anunciada pelo secretário-geral do Sudan´s People Liberation Movement, Pagan Amum, de pagar ao Norte só uma taxa de utilização dos oleodutos que transportam petróleo até Port Sudan, e de não compartilhar as receitas, tal como previsto pelo acordo de Compehensive Peace Agreement, desestabiliza ainda mais o quadro geopolítico do Darfur. 

Segundo o acordo de 2005, o Norte iria receber metade das receitas do petróleo bruto extraído no Sul do País, que não tem litoral e depende inteiramente das infra-estrutura do Norte e do porto do Mar Vermelho para exportar o produto refinado. 

Mas Juba  não tem intenção de vender as riquezas do próprio território e exige que as regras sejam redefinidas. 

A maioria da produção diária de petróleo, actualmente 500 mil barris, é garantida pelas explorações do Sul, enquanto os gasodutos e as refinarias estão localizadas no Norte. 

Ambas as partes, para apoiar as respectivas economias, têm interesse em manter a cooperação no campo do petróleo, a principal fonte de renda do Estado, mas acerca das condições existe divisão. 

O Sul do Sudão tem ideias claras sobre como gerir os recursos energéticos. 

Se fossem descobertas novas reservas de petróleo, já estaria pronto para construir outros gasodutos e desenvolver uma maior rede de transporte para os portos do Quénia, Djibuti e da República Democrática do Congo como confirmou, irritando Khartoum, o secretário do SPLM. 

Irritação que poderia transformar-se em actividades mais grave, especialmente tendo em vista o processo de demarcação das fronteiras que envolverá também o mapeamento das áreas disputadas, como Abiey, uma das mais ricos em "ouro negro".

A região, de estatuto autónomo, deve decidir através dum referendo, em paralelo com o da independência do Sul, se quer permanecer no Norte ou seguir o Sul independente. 

Salva Kiir Mayardit
A votação foi adiada por causa das disputas entre o National Congress Party e o Sudan's People Liberation Movement acerca de quem tem o direito de voto. 

Neste ponto Salva Kiir Mayardit, o presidente do Sudão do Sul, exprimiu preocupação ao falar de "obstáculos post-referendo que marcam o início de uma nova luta." 

O medo de que não estivesse a falar apenas em sentido figurado deve fazer reflectir sobre o futuro que aguarda este instável  e turbulento País, que prepara-se por uma independência esperada ao longo de cinco anos; um País que, apesar dos seus quase 40 milhões de habitantes, raramente encontra espaço nos media ocidentais.


EUA-China: o ataque nuclear preventivo


O professor Amitai Etzioni (olha, um outro hebraico...), na revista  da Universidade de Yale (Califórnia), coloca uma pergunta importante:
Quem autorizou a preparação de uma guerra contra a China?
Segundo o docente, o Pentágono concluiu que chegou a altura de preparar a guerra contra a China, uma guerra que vai muito além de eventuais planos de contingência. É uma conclusão importante, que irá moldar os sistemas de defesa dos Estados Unidos, a força e estratégia global deles para lidar com o País asiático.

Até agora, a crise económica americana condicionou os preparativos com a falta de financiamentos suficientes: segundo Etzioni, estamos diante duma máquina militar neocon (o termo neo-con é a abreviação de "neoconservadorismo") que põe em perigo tanto os americanos quanto o resto do mundo.

Se a revista da Universidade de Yale sabe que Washington prepara uma guerra, a China também está ciente disso. Na verdade, não é preciso muito para entender que no horizonte há um confronto entre a última das super-potências e Pequim. Excluindo hipóteses por enquanto imprevisíveis, a dúvida não é "se" mas "quando". E fala-se aqui dum ataque nuclear preventivo.

Demais? Não: o mínimo, na óptica americana. Nenhum outro tipo de guerra faria sentido do ponto de vista de Washington. A "super-potência" não foi capaz de submeter o Iraque e após 11 anos de guerra no Afeganistão tem sido derrotada por alguns milhares de Talebans. Contra a China, os EUA deveriam enfrentar o maior exercito do mundo, com 2.3 milhões de activos permanentes. Perder uma guerra convencional contra a China seria o fim para Washington.

E não podemos esquecer que o Exército de Libertação Popular já enfrentou os Americanos, obrigado-os a um empate: eram os tempos da Guerra na Coreia e a China ainda era um País do Terceiro Mundo. Agora é a segunda maior economia do mundo e está rapidamente a superar uma economia destruída pela deslocalização do trabalho, a fraude e a traição dos banqueiros.

A guerra nuclear está na agenda de Washington. O advento do imperialismo neo-con rejeitou os acordos de desarmo nuclear assinados por Reagan e Gorbachev. Durante a Guerra Fria, as armas nucleares tinham um propósito defensivo: o objetivo era evitar uma guerra nuclear entre os EUA ea URSS, ambos com o poder de retaliar para garantir uma "destruição mutuamente assegurada". Isto significava que as armas nucleares não tinham uma real vantagem ofensiva: uma guerra teria significado o fim de ambos os contendentes.

O colapso dos soviéticos e a atenção dos chineses acerca da economia, levaram a uma vantagem das armas nucleares norte-americanas: o que fornece a Washington a possibilidade de atacar. O rápido declínio do arsenal russo e o lento ritmo da modernização das forças nucleares chinesas, criaram uma situação em que nem a Rússia nem a China poderiam retaliar com eficácia contra Washington.

Obviamente, nada disso aparece nos diários mainstream. Sabemos quem detém os cordões da imprensanorte-americana, os cidadãos não tem ideia de que uma Washington neo-com está a preparando uma guerra nuclear. Os norte-americanos não sabem  disso, assim como nem sabem das recentes declarações do ex-presidente Jimmy Carter, difundidas na Europa, nas quais afirma que os Estados Unidos já não são uma democracia funcionante.

A possibilidade de que os Estados Unidos comecem uma guerra nuclear tornou-se uma realidade 11 anos atrás, quando, em 2002, o presidente George W. Bush com o apoio de Dick Cheney e dos neo-con que dominaram o seu regime assinou o Nuclear Posture Review.

Este documento neoconservador, assinado pelo pior dos presidentes americanos, causou consternação e condenação no resto do mundo e lançou uma nova corrida aos armamentos. O presidente russo Putin anunciou imediatamente novos investimentos para manter a capacidade de retaliação nuclear. Os chineses enviaram um satélite armado órbita. O prefeito de Hiroshima, a cidade que sofreu o primeiro ataque nuclear da História, declarou:
O Tratado de Não Proliferação, o principal acordo internacional para a eliminação de armasnucleares, está à beira do colapso. A principal causa é a política nuclear dos EUA, que, declarando abertamente a possibilidade de um ataque preventivo e exigindo a restauração da pesquisa sobre as bombas atómicas portáteis e outras chamadas de "armas nucleares funcionais", parece adorar estas armas como se fossem um Deus.
Sondagens realizadas em todo o mundo mostram que israel e os EUA são vistos como as duas maiores ameaças à paz e à vida na Terra. No entanto, estes dois governos avançam com a postura das "maiores democracias do mundo". Nenhum deles aceita a obrigação de responder ao direito internacional, aos direitos humanos, à Convenções de Genebra ou ao seu próprio direito interno.

Nenhum outro País tem demonstrado as mesmas ambições imperialistas. O governo chinês não atacou Taiwan, o que poderia ter feito muitas vezes. O governo de Moscovo não atacou os antigos territórios da Rússia: Putin poderia ré-incorporar a Geórgia, que pertenceu durante séculos à Rússia.

Nos últimos 68 anos, a maioria das agressões militares podem ser atribuídas aos EUA e Israel. No entanto, são estes mesmos dois governos que rogam a Democracia, falam de Paz e consideram-se vítimas de ataques. israel tem armas nucleares, não admitidas. Washington prepara um plano de guerra baseado em um ataque nuclear preventivo.

O resto do mundo observa as duas principais ameaças ao planeta.

Nota: mais uma vez, tanto para não esquecer, vale a pena realçar a diferença entre o governo dos Estados Unidos e o povo estadounidense, tal como o governo de israel e o povo israelita. Não são a mesma coisa. 

A desvaloriazão das moedas: previsões


É possível "ler" a queda do valor da moeda para antecipar as revoltas?

Até faz um certo sentido: a perda de valor duma moeda significa produtos importados mais caros, o que pode bem traduzir-se em menos consumos. Uma queda nos consumos pode implicar o início dum círculo vicioso, com graves consequências nos casos mais extremos.

Exemplo clássico: desvalorização da moeda nacional, artigos importados mais caros, queda nos consumos, Estado que ganha menos com os impostos, serviços públicos mais caros (ou até cortados), possível subida dos impostos, ordenados com menos valor...e o ciclo recomeça.

Em particular, os Países em maior risco são aqueles onde já estão presentes razões de descontentamento (por razões étnicas, religiosas, económicas...): tudo isso pode traduzir-se em tensões sociais.
É possível, portanto, prever o nascer de tensões, ou até de verdadeiras revoltas, tendo como base a tendência da moeda local face às outras moedas?
Na verdade não é uma operação "científica", é algo que fica entre a economia e Nostradamus. Mesmo assim, vamos tentar.

As tensões no Mundo

Antes de mais, vamos fazer um breve resumo da situação.

Egipto
A transição para o pós-golpe de Estado continua a ser muito difícil, os confrontos e as mortes estão na ordem do dia entre os apoiantes e os adversários do ex-presidente Morsi. A situação permanece fluída, os militares no governo continuam a manter preso Morsi, apesar da União Europeia e dos EUA terem pedido a sua libertação. A situação está em constante mutação é as mortes (oficiais) desde o início do golpe quase atingem o total de 100.

Tunísia
O assassinato de um líder da oposição resultou numa forte reacção popular contra o governo islâmico e actualmente há greves e manifestações em curso.

Iraque
Ainda massacres nos confrontos entre sunitas e xiitas. As vítimas, no mês passado, foram cerca de 700. O país é susceptível de afundar numa verdadeira guerra civil.

Paquistão
Continuam os ataques de grupos terroristas ligados à Al-Qaeda contra os xiitas. A tensão permanece muito elevada.

Filipinas
Fortes protestos contra os baixos salários, o desemprego e a corrupção.

Índia
Motins e confrontos continuam na Caxemira indiana, com dezenas de vítimas.

Bulgária
Continuam os protestos populares contra o governo e contra a situação económica. Os manifestantes bloquearam por algum tempo a saída dos deputados do Parlamento.

França
Revolta urbana na zona de Trappes.

Itália
Confrontos cada vez mais violentos entre o movimento NO-TAV (contra a construção da linha ferroviária de alta velocidade) e as forças de segurança, com vários feridos.

Turquia
Os protestos continuam, todavia perderam de intensidade.

Brasil
Apesar de a visita do Papa, os protestos populares não param.

A abaixo o mapa da instabilidade em todo o mundo:

Até aqui a situação actual.

Agora vamos ver quais as "previsões" (com muitas aspas!).

As previsões

A moeda egípcia (a Lira) tem antecipado o golpe no Egipto. E, curiosamente (ou nem por isso..) o mesmo aconteceu em outras partes do mundo. Pode ser esta uma chave de leitura na óptica de prever próximas tensões? Vamos observar os casos mais delicados.

Nota: os gráficos servem apenas para dar uma ideia das tendências (linha verde), apresentam o valor da moeda local em relação ao Euro (linha azul) desde Dezembro de 2004 até hoje.

Turquia


A moeda turca continua o seu colapso inexorável. Já é conhecida na Turquia uma forte instabilidade devida aos confrontos entre o movimento de protesto popular e o governo islâmico: se a moeda continuar a cair e a economia a piorar, há sérios riscos de uma revolta maciça.

África do Sul

A Rand Sul Africano, após a continua queda últimos meses, tem momentaneamente abrandado o o colapso. Se depois desta paragem a queda tivesse que recomeçar, o País sul-africano (já abalado por greves, motins e uma alta taxa de criminalidade) poderia precipitar uma nova fase de instabilidade, que pode ser acentuada pelas sempre presentes divisões étnicas e a morte de Nelson Mandela.

Índia

Trágica a situação da rupia indiana que, apesar das recentes medidas (a subida das taxas de juros até 10.25%) não parece conseguir evitar o colapso. A moeda do segundo País mais populoso do mundo continua em níveis perigosamente baixos. Se a isto acrescentarmos que a economia começa a desacelerar e um Ocidente que consome cada vez menos, nos próximos meses a Índia poderá juntar-se à lista dos Países emergentes em revolta.

Rússia

Depois dos dados económicos decepcionantes, o Rublo continua a perder valor. Agora estamos perto duma taxa de câmbio arriscada: 43-43,5 Euro/Rublo. Se este limite fosse ultrapassado, a situação poderia tornar-se complicada: a fraqueza económica pode ser explorada ainda mais pelo movimento de oposição do blogueiro Navalny, que arrisca a prisão e que poderia causar uma séria vaga de manifestações e protestos.

Indonésia

A Indonésia, tal como a Índia e o Brasil, tentou o caminho da subida das taxas de juros para conter a queda da sua moeda, mas sem efeito. Se a queda da Rupia indonésia ultrapassasse os limites dos últimos tempos, pode haver uma explosão das tensões sociais já existentes.

Irão

O Rial iraniano na prática não tem valor. Se o novo governo não for capaz de chegar a um acordo para reduzir as sanções económicas, a explosão social é uma certeza.

Brasil

E fechamos com o Brasil: a queda do Real afastou-se do valor 3.4 (já alcançado em 2009), mas agora a tendência é duma nova subida. Isso pode trazer uma fase mais intensa de agitação social.

Há outros Países em situações delicadas.com moedas locais em fortes quedas: Argentina, Bielorrussa, Etiópia, Gana, Gâmbia, Honduras, Jamaica, Quirguistão, Sri Lanka, Birmânia, Mongólia, Mauritânia, Namíbia, Nicarágua, Nepal, Peru, Filipinas, Paraguay, Tailândia, Tunísia, Uruguay, Uzbequistão, Venezuela, Zâmbia.

Merece um discurso especial China, onde a moeda é actualmente estável: uma perda de valor poderia significar o início dum sério processo de involução, pois não podemos esquecer que a economia chinesa lida com vários problemas ainda não resolvidos (queda das exportações, bolha imobiliárias, etc.).

Discurso especial também no caso do Japão: Tokio imprime moeda (o que pode parecer positivo no âmbito da Modern Money Theory, por exemplo), mas de forma particularmente maciça e acompanhando tudo com uma forte desvalorização. É uma maneira de contornar as quedas dos consumos ocidentais, mas é uma estrada muito arriscada.

Como afirmado, estas não são autênticas previsões: não têm em conta muitos outros factores, além do económico, que jogam um papel importante na génese das tensões que podem tornar-se verdadeiras revoltas. Todavia, o papel do dinheiro nunca pode ser subestimado.

Um cidadão que não gosta de como for conduzida a questão religiosa pelo governo é um cidadão zangado. Um cidadão que não gosta de como for conduzida a questão religiosa pelo governo e sem um tostão no bolso é um cidadão muito mais zangado.


Fontes: http://informacaoincorrecta.blogspot.pt/2013/07/a-desvaloriazao-das-moedas-previsoes.html
Rischio CalcolatoHescaton
Gráficos originais: FxTop

Fukushima: o problema da água


Ninguém fala do assunto: mas Fukushima está lá, com os seus reactores destruídos e a radiação disseminada pelo ambiente.

Os operadores continuam a luta para conter o vaziamento de água radioactiva, o que mais preocupa. Perdas que trouxeram o temor de que a central poderia até mesmo colapsar durante o processo de limpeza, que irá demorar anos.

No passado mês de Maio, a NbcNews enviou dois jornalistas para tentar perceber qual a situação. Uma situação que tem atraído também a atenção da Agência Internacional de Energia Atómica, a qual enviou uma equipa de especialistas para redigir um relatório. E os especialistas alertaram: o Japão pode precisar até de mais tempo para a limpeza, mais do que os 40 estimados.

Infelizmente, pouca possibilidade foi dada aos jornalistas de espreitar no interior do complexo de Fukushima-Daichi. E as preocupações crescem. 

A descoberta do peixe greenling numa bacia de água perto da central, peixe, com cerca de 7.400 vezes o limite radioactivo de césio considerado seguro, não fez que aumentar a tensão. O que contrasta com as notícias da Organização Mundial de Saúde, segundo a qual o que se passou em Fukushima não criou "notáveis aumentos no risco para a saúde" fora do Japão e que "nenhum observável aumento de câncer além da variação natural" foi encontrado e várias áreas do Japão.

Mas nas zonas afectadas, o relatório da OMS prevê uma subida do risco de vários tipos de câncer. Por exemplo, os bebes de sexo masculino podem contrair leucemia ao longo da vida (mais 7% de possibilidade) enquanto nas meninas haverá + 6% de ficar vítimas de câncer de mama.

O perito nuclear independente John Large, que forneceu evidências do desastre de Fukushima no Parlamento britânico e tem produzido vários relatórios acerca do desastre, afirma que no complexo de Fukushima há centenas de toneladas de material "intensamente radioactivos". Normalmente é possível enviar máquinas telecomandadas para remover os escombros perigosos, isso de forma relativamente fácil: mas em Fukushima isso tornou-se muito difícil devido aos danos causados ​​pelo tsunami.

Mas o que mais preocupa Large , mais uma vez, é a água: a prioridade é evitar que as água contaminada saiam do perímetro da central:ra

Até parar a passagem, não é possível conter a radioactividade. Isso vai continuar por anos e anos, antes de ser contido. As estruturas de contenção começaram a quebrar. Estruturas artificiais não duram muito tempo, quando colocadas em condições adversas.Large ainda acrescentou outro aspecto:

Isso pode ter um efeito significativo sobre a saúde das futuras gerações no Japão. O que isso vai criar é uma Geração Fukushima. 


Dito de outra forma: tal como aconteceu em Hiroshima e Nagasaki após as primeiras bombas atómicas.

Além disso, os riscos ligados às perdas de água não ficam limitadas ao mar: as partículas radioactivas acabarão nas praias, secarão ao sol e serão levadas pelo vento.

Quanta água radioactiva existe em Fukushima?
De acordo com os operadores da central, são armazenadas nos tanques 280.000 toneladas de água contaminada e um fluxo constante de água subterrânea entra na base dos edifícios danificados, de forma que a central produz diariamente cerca de 400 toneladas de água radioactiva.

Hisayo Takada, activista de Greenpeace no Japão:
as pessoas encontrarão dificuldade para formar uma famílias, em particular as meninas vão enquanto "estigmatizadas" pelo facto de ter vivido num ambiente radioactivo.

A questão da água contaminada é muito grave e estamos muito preocupados e também muito zangados, porque passaram dois anos e dizem que não há nenhum perigo.O criador Masami Yoshizawa vive na área de Namie, que na época estava na zona de evacuação obrigatória, mas agora é um dos lugares onde as pessoas foram autorizadas a voltar. Tem 350 vacas, como "um símbolo vivo de protesto":

Para nós, criadores e agricultores, é impossível retornar ao trabalho em Namie. A nossa comunidade vai desaparecer. Ficará como Chernobyl. Só os velhos afirmam não importar-se da radioactividade, vão voltar, mas as crianças nunca mais voltarão.
Ipse dixit.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Mais contradições da igreja católica - Papa Francisco - Jorge Mario Bergoglio segue a decadência


O papa concedeu uma entrevista inédita e descontraída, durante o voo de regresso ao vaticano, sobre diversos temas, até então, tabus para muitos de nós. Até aqui tudo bem, a questão é, qual é a visão do papa, portanto, do vaticano e de toda a elite da igreja católica, sobre assuntos como: 
  • Corrupção no vaticano;
  • Banco do vaticano;
  • "Lobby" Gay no vaticano
Gostaria de deixar bem claro que: Não sou homofóbico, não sou anticristianismo nem nada parecido. O foco da minha análise é a contradição que existe em todo o sistema católico religioso, ao ponto de a própria igreja, através da figura do papa, contradizer a sua própria fé que é baseada na bíblia sagrada. 

Há muitas outras provas claras, escandalosas e até a meu ver, ofensivas a inteligência de qualquer simples mortal. Senão vejamos: 

A igreja católica através do vaticano tem o seu pilar filosófico vincado na bíblia sagrada. esse é um princípio indiscutível para todos, desde o papa até o comum dos praticantes. Sendo assim vamos ver o que, só por exemplo e por mero acaso, a bíblia sagrada católica diz sobre o comércio/capitalismo das e nas igrejas de hoje: 
  • Mateus 2112Jesus entrou no templo e expulsou dali todos aqueles que se entregavam ao comércio. Derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos negociantes de pombas...13e disse-lhes: Está escrito: Minha casa é uma casa de oração {Is 56,7}, mas vós fizestes dela um covil de ladrões {Jr 7,11}!
Posto isto, pergunto:
  • O que é que acontece, em todas as mais pequenas paróquias de todo o mundo católico e todas as grandes igrejas do mundo em relação às folhas de orações que são vendidas aos fieis para acompanharem cada missa?
  • O que é que acontece em todas os grandes santuários católicos de hoje pelo mundo a fora? As lembranças que são vendidas pelas próprias igrejas? Os santos vendidos na igreja? 
  • O que acontece quando um fiel quer pagar uma promessa queimando uma vela em fátima portugal? E no vaticano? Porque ainda existe o peditório?
  • Porque é que o vaticano detém um dos maiores bancos do mundo, envolto em lavagem de dinheiro, corrupção e muitas outras porcarias?
  • Porque é que a igreja não paga o imposto?
Acho que estes são argumentos suficientes para qualquer mortal com um Qi médio perceber que existe uma fraude massiva ocorrendo, em que somos "zombificados" a fazer parte dessa farsa, enquanto alegremente entramos pela casa do senhor, rezando e enriquecendo o bolso dos mesmos de sempre.  

Tudo isto, para chegar à entrevista  que o pontífice descontraidamente concedeu, durante o voo de regresso ao vaticano, terminando mais uma jornada com a juventude mundial, desta feita e só por mero acaso, no país com mais católicos no mundo e que ao mesmo tempo teve o maior declínio do número de fies nas ultimas décadas. 

São abordados assuntos como a corrupção no banco do vaticano, assuntos que o papa soube desviar para um segundo plano facilmente e até "brincou" quando, questionado por um dos repórteres sobre o conteúdo da sua maleta, ele tranquiliza-o dizendo não trazer um detonador de uma bomba atómica. 

O ponto chave, surge, quando ele é questionado sobre como vai lidar com o lobby gay, dentro do vaticano, portanto na igreja católica. 


Eis que o pontífice responde: 
  • "...se uma pessoa é gay, procura ao Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la..." 
  • "...O Catecismo da Igreja Católica explica e diz que não se deve marginalizar essas pessoas e que elas devem ser integradas à sociedade..."
Vejamos:

O pontífice argumentou que o catecismo da igreja católica explica e diz que não se deve marginalizar os homossexuais, e que elas devem ser integradas à sociedade. O catecismo vem do latim "catechismus", por sua vez originado do grego que significa "instruir a viva voz" é uma instrução religiosa, ou seja, o que ele disse é que o ensino da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral, que estão baseados na Bíblia Sagrada, dizem que não devemos julgar os homossexuais e aceita-los, portanto como sendo normal. 

Eis o que diz a Bíblia Sagrada dos cristãos e de toda a igreja católica sobre os homossexuais:
  • Romanos 1 - 26Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza...
  • Romanos 1 - 27E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro... 
  • Levítico 18 - 22Não te deitarás com um homem, como se fosse mulher: isso é uma abominação...
Mais uma vez alerto pelo fato de, eu não ser nem pró nem contra nada, nem estou aqui para julgar ninguém. Alias nem o próprio papa, que supostamente é instruído pela bíblia, assume o papel de zelar pelo cumprimento das leis divinas da sua própria ideologia. É claro que a bíblia não diz para queimar os infiéis e os que pecam, como esses mesmos outrora fizeram pelo mundo a fora, contra os povos que enganaram, saquearam e mutilaram, obrigando-os a assumir uma doutrina desconhecida e falsa, disfarçada de deus. 

A bíblia ensina e diz que não devemos marginalizar e afrontar nenhum outro homem pecador, que nenhum dos mortais, senão deus, tem o poder e a idoneidade de julgar um Homem. Deve ser por isso que o papa se recusa a julgar os homossexuais e até ai tudo bem, já que essa é a filosofia cristã.  Mas também a mesma bíblia diz que este, que é designado como  abominação deve renunciar o que é designado como pecado, para ter a compaixão e a perdão do "Pai".

Posto isto, deixo ao critério de cada um, porque quem conseguir chegar até aqui é porque tem uma mente suficientemente aberta para tiras as suas próprias conclusões e se libertar dessa complexa teia de controle mental que nos mantém presos na ignorância e corroendo a sociedade.

P@r Odnanref Osodrac

Fonte: Bíblia




FAO recomenda acelerar retirada de pesticidas, após mortes na Índia



Os países em desenvolvimento devem acelerar a retirada de pesticidas altamente perigosos de seus mercados, após a morte de 23 crianças devido à ingestão de alimentos contaminados na Índia, disse nesta terça-feira a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

As crianças no Estado indiano de Bihar morreram no início deste mês depois de comerem uma refeição escolar composta por arroz e batata ao curry contaminada com monocrotofós, um pesticida considerado altamente perigosos pela FAO e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"A experiência em muitos países em desenvolvimento mostra que a distribuição e uso desses produtos altamente tóxicos muitas vezes representa um risco grave à saúde humana e ao meio ambiente", disse a FAO em comunicado.

O monocrotofós está proibido em muitos países, mas um painel de especialistas do governo indiano foi persuadido pelos fabricantes de que o produto era mais barato do que as alternativas e mais eficaz no controle de pragas que atacam a produção agrícola.

Embora o governo da Índia defenda que os benefícios de pesticidas fortes superam os riscos se forem bem geridos, a tragédia de intoxicação alimentar ressalta críticas de que tais controles são praticamente ignorados de fato.

A FAO disse que muitos países não dispõem de recursos para gerir adequadamente o armazenamento, distribuição, manuseamento e eliminação de pesticidas e reduzir seus riscos.

"Os produtos altamente perigosos não devem estar disponíveis para os pequenos agricultores que não têm o conhecimento e os pulverizadores adequados, equipamentos de proteção e instalações de armazenamento para gerenciar esses produtos de forma adequada", acrescentou a FAO.

O monocrotofós está atualmente proibido na Austrália, China, União Europeia e nos Estados Unidos, e em muitos países da África, Ásia e América Latina, disse a FAO.


Vazamento de petróleo na ilha de Koh Samet na Tailândia, a 230 km a sudeste de Bangcoc.


Soldado tailandês mostra as luvas cobertas de óleo durante operação de limpeza na praia Ao Prao, em Koh Samet, após vazamento de um oleoduto. (Foto: Athit Perawongmetha/Reuters)

Um vazamento de petróleo que deixou negras as praias de uma conhecida ilha tailandesa está tendo um forte impacto sobre o fluxo de turistas e pode se espalhar para a costa continental, afetando também a pesca, disseram autoridades e ambientalistas nesta terça-feira (30).

Os turistas estão deixando a ilha de Koh Samet, 230 quilômetros a sudeste de Bangcoc, enquanto soldados e voluntários em trajes especiais tentam retirar a camada escura que cobre a areia branca.

"Estamos trabalhando para transferir os visitantes para outros locais se eles desejarem se transferir", disse o ministro do Turismo, Somsak Phurisisak, a jornalistas. "Estou muito preocupado, não pensava que esse vazamento fosse impactar o turismo de forma tão extrema."

Cerca de 50 mil litros de petróleo bruto vazaram no sábado de um oleoduto no golfo da Tailândia, a cerca de 20 quilômetros da costa. Foi o quarto vazamento mais grave na história do país.

Desculpas

A empresa PTT Global Chemical, que opera o duto, pediu desculpas pelo acidente, e disse que o vazamento já foi sanado, mas que a operação de limpeza ainda vai durar mais dois ou três dias.

O local mais afetado na ilha foi Ao Prao, ou Baía do Coco, mas turistas em outros pontos da ilha também estão indo embora.


Ambientalistas manifestaram dúvidas quanto à real dimensão do desastre.

"O que aconteceu é bem mais sério do que a PTT disse no primeiro dia. Podemos esperar um impacto sobre a pesca e pela contaminação química na cadeia alimentar", disse à Reuters Ply Pirom, gerente de programa do Greenpeace no Sudeste Asiático. 

A PTT Global Chemical é parte da estatal PTT, maior empresa energética tailandesa.

O olho que tudo vê: Parte II

No início de verão, encontrei numa loja de roupa para jovens num centro comercial de  Lisboa a nova coleção 2013/14. Que todos nos somos vítima de manipulação pelos media e pela publicidade  feroz, penso que toda a gente sabe, ou pelo menos desconfia. Mas este é daquelas coisas em que ninguém repara ou tenta perceber o significado. Convido a todos a verem as imagens destacadas nesta coleção nova, nas cores e principalmente nas mensagens passadas e aceites por nós como normais e de referência.

Nesta T-shirt temos o olho de Hórus. Segundo a história, Hórus (ou Heru-sa-Aset, Her'ur, Hrw, Hr ou Hor-Hekenu) é o Deus dos céus , muito embora sua concepção tenha ocorrido após a morte de Osíris. Hórus era filho de Osíris. Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua. Matou Seth, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito.

Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Hórus, (anteriormente chamado de Olho de Rá), que simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas. Depois da recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.

O olho que Hórus ferido (o olho esquerdo) é o olho da Lua, o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.A Maçonaria e os Illuminatis, sempre detiveram todo o poder financeiro do Mundo, e por isso usam dessas regalias para adorar seus deuses, e acabaram propagando as crenças e símbolos em filmes, logotipos de empresas, até mesmo no Dolar americano. O Olho que tudo vê é o olho de Lucifer, o olho que espia toda a terra querendo acusar os justos. para os maçons, e os illuminatis o olho é como se fosse o portal para a sabedoria e ocultismo. 


Nesta segunda fotografia vê-se uma caveira em destaque, a toda a figura é desenhada na T-shirt com uma mistura de formas e cores que lembram algo indígena ou tradicional. Mais a baixo está escrito "Native Medicine". Para a maioria das pessoas esta não passa de uma figura normal ou aleatória. Mas gostaria que vissem essa imagem no contexto actual. Penso que é mais que claro que a intenção é ligar a medicina nativa, ou alternativa, ou tradicional como a quiserem chamar, a uma imagem de morte ou algo que está associado destruição. 

É claro que nada é feito ao mero acaso, temos assistido nestes tempos uma tentativa de muitas pessoas se libertarem da industria farmacêutica, os hospitais e de tratamentos à base de químicos e fármacos. E já temos muitos casos de autenticas industrias de medicina alternativa, oferecendo tratamentos tradicionais eficazes, pouco dispendiosos e praticados com base em plantas e raízes naturais oferecendo curas comprovadas para muitas das mais mortais formas de doenças de hoje em dia. 

A medicina tradicional tem duas vertentes, uma religiosa e outra científica, por isso é possível curar todo o tipo de doença, incluindo as enfermidades do fórum mental e outras patologias ainda sem solução de tratamento na medicina moderna. E aonde, senão entre os jovens, o melhor sítio para semear a descrença e a ridicularizarão de uma realidade que, mais do que ameaçar a toda poderosa industria farmacêutica, tem-se revelado uma solução barata e viável, quando muitos por exemplo, são enviados para casa com sentenças de morte por cancros e outras doenças degenerativas.


Por fim ficam estas duas outras ilustrações, presentes na nova colecção de verão 2013/14 de uma marca muito conhecida dos jovens portugueses. É claro que muitos vão dizer que são só desenhos que estão na moda e que são normais entre os jovens. Mas para quem quer ver mais do que lhe é permitido ver, gostaria de deixar algumas perguntas para reflexão:
  • Se o verão é quente e normalmente aconselha-se roupas de tons claros e vivos, reflectindo melhor a luz do sol e todas as marcas de roupa normalmente seguem esse principio,  que para além da estética, no verão é imperativo por uma questão de conforto, porque é que esta colecção de verão, desta marca que é tão vendida, predomina a cor preta?
  • Se o verão é uma época de alegria, como se costuma dizer, em que tudo brilha e tudo é alegre, porque é que esta marca opta por colocar frases sobre a morte?
  • O que faz um triângulo dourado na testa de uma caveira de um boi morto, rodeado de  penas e borboletas que simbolizam a morte?
  • Porque um caixão, que claramente represente o oculto, a morte? E a frase " Dead & Famous" - "Morto e Famoso"?
P@r Odnanref Osodrac